Início São José dos Campos Aulas presenciais retomam obrigatoriedade na rede

Aulas presenciais retomam obrigatoriedade na rede

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O retorno da obrigatoriedade às aulas presenciais na rede de ensino municipal passa a valer a partir desta quarta-feira (3) para alunos do Pré 1 (Educação Infantil) até o Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Publicidade

A retomada segue as orientações do Governo do Estado, anunciadas em outubro. Para as crianças do Berçário e do Infantil, o retorno continuará sendo opcional. 

Para os estudantes com comorbidades que não puderem retornar será seguido o critério de licença médica, mediante apresentação de atestado. Os alunos que se enquadram nestes casos poderão acessar as atividades remotas, disponíveis no aplicativo Google Sala de Aula e no portal edusjc

Importante ressaltar que o uso de máscaras permanece obrigatório, assim como os protocolos de segurança estipulados no Plano São Paulo. 

Pedro Henrique Lopes Santos, 11 anos, do 6º ano da Emef Profª Palmyra Santanna, na Vila Industrial, estava animado na manhã desta quarta na escola. “Eu estou vindo para a escola já faz alguns meses e estou gostando, é muito melhor porque aqui vejo meus amigos e professores”, disse.

Para Júlia Gondim Borges Rogo, 12 anos, também no 6º ano da mesma escola, as aulas presenciais são ‘a melhor opção para nós’. “Gosto de vir para escola encontrar meus professores e amigos, conhecer gente nova e sinto que aprendo mais do que na aula online. Nossa escola está respeitando as regras, me sinto segura aqui”, afirmou. 

Serviço essencial

A Educação é um serviço essencial e acontece presencialmente em São José desde  8 de fevereiro deste ano. As escolas municipais estão abertas seguindo os protocolos do Plano São Paulo e medidas que têm como base as orientações do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, com ações para a segurança dos professores, alunos, familiares e servidores em geral. 

Além dos protocolos do Plano São Paulo e da Vigilância Sanitária, as Unidades Escolares recebem, desde o início do ano letivo, orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, EPI’s (com álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e máscaras), e sanitização frequente dos locais.

A equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania realiza o acompanhamento de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 em toda a rede de ensino, entre alunos e funcionários, pela tecnologia BI (Business Intelligence) e por contato com as escolas, feito pela Supervisão de Ensino.