Início São José dos Campos Polícia Federal usa Centro de Treinamento Operacional da GCM em São José...

Polícia Federal usa Centro de Treinamento Operacional da GCM em São José dos Campos

Foto: PMSJC
Publicidade

Um grupo de 160 agentes das delegacias da Polícia Federal de São José dos Campos, São Sebastião, Cruzeiro e Santos está utilizando o Centro de Treinamento Operacional da GCM (Guarda Civil Municipal) para treinamento continuado de armamento e tiro.

A atualização, realizada uma vez por ano, aborda temas como tiro defensivo, aprimoramento de tiro, manejo de armas longas, limpeza e manutenção de armamento e instrução de uso de viaturas, entre outros.

O treinamento, com aulas teóricas e práticas, teve início no último dia 20 de setembro e prossegue até o próximo dia 22 de outubro.

A ministração de cursos e treinamentos e a troca de experiências fazem parte do trabalho integrado da Prefeitura com as forças de segurança através do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.

Também cumpre o compartilhamento de recursos, uma das premissas da atual Administração.

Referência

A atualização está sendo ministrada por quatro agentes e instrutores da Polícia Federal de São José, Campinas e Santos. A corporação permitiu que 20 guardas civis municipais de São José participem do treinamento.

“O Centro de Treinamento Operacional da GCM é excelente. É uma referência para todos nós e está sendo muito útil para o nosso treinamento e para nos aperfeiçoarmos para as operações do dia a dia”, disse o agente da Polícia Federal de São José Ricardo Guisande, um dos instrutores do treinamento.

“Pretendemos utilizar este espaço da GCM nas atualizações dos próximos anos também. Permitimos que 20 guardas participem do treinamento como retribuição pela ajuda que a GCM sempre nos deu”, completou.

Capacitação constante

A GCM de São José tem ampliado a exportação de conhecimento e experiência para corporações e forças de segurança da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).

Paralelamente aos ensinamentos que ministram, os guardas todos os anos participam de cursos de atualização com o objetivo de aprimorar e agilizar o trabalho operacional do dia a dia e o atendimento à população.

As atividades envolvem treinamentos de tiro com o método Giraldi, defesa pessoal, controle de distúrbios civis e patrulhamento comunitário, entre outras.

GCM modernizada

A GCM passou, desde 2017, por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.

A corporação foi equipada com 30 carros elétricos e 100 novos agentes foram contratados.

Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria constante do serviço prestado à população.

Publicidade