Início Variedades Guia para Medicina: 10 recomendações para estar bem preparado para os vestibulares

Guia para Medicina: 10 recomendações para estar bem preparado para os vestibulares

Foto: Divulgação
Publicidade

Coordenador do Poliedro Curso indica as melhores práticas para encarar a maratona de provas e obter um bom desempenho

Com ampla concorrência e notas de corte mais elevadas, os vestibulares de Medicina costumam estar na lista dos mais difíceis para obter aprovação. Portanto, todos os detalhes importam para impulsionar o desempenho do estudante.

Segundo Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso de São José dos Campos, são duas as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos candidatos ao curso de Medicina: primeiro, o baixo número de vagas nas faculdades, considerando a grande quantidade de jovens interessados em uma graduação na área e o número que vem aumentando ano a ano. Depois, o aspecto psicológico é considerado o grande vilão na hora de obter um bom desempenho na trajetória de estudos e nas provas.

Contra o inimigo invisível, foco

A ansiedade pode abalar o emocional dos jovens em preparação para os processos seletivos. Ela pode ser uma barreira que impede o estudante de olhar para o ponto mais importante de toda a trajetória: o seu objetivo final.

“Não é difícil encontrarmos estudantes dedicados se autossabotando, dizendo que não vão conseguir a aprovação antes mesmo da primeira tentativa, chegando até ao ponto de se matricular para outros cursos como forma de continuar numa zona de conforto”, diz Guedes. “É preciso entender o que realmente quer e se dedicar ao máximo para conquistar esse objetivo. Mesmo que demore mais do que o planejado, o importante é ter em mente que com empenho e persistência esse sonho pode se tornar realidade”, explica o coordenador.

Ter a visão clara sobre onde se quer chegar também contribui para manter um olhar realista sobre os estados emocionais e, sob a orientação adequada, os estudantes conseguem respeitar e controlar melhor as oscilações da emoção, que podem “jogar contra” tanto na preparação quanto na estratégia de realização das provas.

Gabriel Garcia Schmitt, ex-aluno do Poliedro Curso, conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi aprovado em outros oito vestibulares da área. Ainda assim, o paulista de 18 anos conta que passou por um ano intenso e desafiador. “Já sabia que seria difícil, mas, desde pequeno, tinha a certeza do que queria. Eu foquei em fazer o que fosse preciso para alcançar meus objetivos e recorri ao apoio da Orientação Educacional. Juntos, mapeamos os melhores caminhos. Ao longo do tempo, percebi como é importante respeitar limites e não tentar abraçar o mundo de uma só vez. Precisamos manter a saúde emocional equilibrada, reservando momentos de lazer com as pessoas que amamos. Qualidade é sempre melhor do que quantidade e te dará ainda mais confiança para seguir em frente”, conta.

Para ajudar os estudantes a concorrerem às vagas com confiança e assertividade, o coordenador do Poliedro oferece estratégias e recomendações práticas:

1- Leia atentamente os editais

Em alguns vestibulares, o peso de cada matéria varia de acordo com o curso desejado. Em outros, a proposta de redação pode ter formatos diferentes e os temas recorrentes podem não ser os mesmos. Para tomar decisões no momento da prova e traçar a melhor estratégia de estudos e de realização da avaliação, é necessário ler atentamente o edital. Obtendo essas informações é possível, no dia, decidir entre a realização de duas questões em função da dificuldade ou do tempo, ou seja, fazer a que possui peso maior no processo seletivo do seu curso.

2- Comece a estudar com antecedência

Considerando a grande concorrência, a qualificação dos estudantes e a nota de corte muito acima da média de outros vestibulares, o preparo com antecedência é fundamental. Para se ter uma ideia, a concorrência em uma prova de primeira fase pode chegar a 200 candidatos por vaga.

O ideal é que o aluno seja orientado desde o começo do Ensino Médio para aprender a estudar e a desenvolver a capacidade de organização e de disciplina, hábitos essenciais de um bom estudante. Estudar com base em versões anteriores da prova também pode ser um bom método, no entanto, isso deve ser feito no momento certo, portanto, com a orientação dos professores e coordenadores.

A recomendação é planejar revisões periódicas, como no meio do semestre, nas férias de julho e do final do ano, e, neste último caso, começando um mês antes do vestibular. Outra dica importante é tentar não deixar acumular muito conteúdo, afinal, a matéria atrasada faz parte da rotina de todo vestibulando, mas, com estratégia e organização, ela não precisa atrapalhar a preparação e a chegada ao objetivo final.

3- Esteja presente para as diferentes formas de cobrança dos vestibulares

É preciso se preparar pensando nas diversas formas de cobrança impostas pelos diversos tipos de provas. Durante os estudos, o estudante deve se envolver com todos os tipos de questões, ainda que ele tenha como meta um único vestibular.

Essa preparação ampla envolve fazer questões simples, complexas, interpretativas, conteudistas e até mesmo as “mal elaboradas” que possam surgir. Ter experiência sobre os diversos tipos de questionamentos vai ajudar o aluno a ficar cada vez mais sagaz e seguro para realizar as avaliações.

4- Não abra mão da saúde emocional

Com as provas se aproximando, é natural que a pressão do momento seja sentida como uma emoção ainda maior.

Converse com os amigos e com profissionais de Orientação Educacional, e pratique atividades físicas. Organize a agenda incluindo sistematicamente os momentos de lazer, mantendo a regularidade para essas pausas. A descontração também deve se fazer presente na rotina estudantil, porque ela prepara as pessoas para estados mentais mais calmos.

Na véspera da prova, confie no estudo e nas estratégias desenvolvidas ao longo do ano. Pense positivo para ajudar a reduzir a ansiedade. Passe o dia com as pessoas que você gosta e tenha uma boa noite de sono.

Ferramentas e atividades como psicoterapia, aulas de yoga e meditação e exercícios de respiração e concentração também podem auxiliar os vestibulandos. Atividades on-line e em grupo, ainda que não sejam encontros presenciais, auxiliam bastante no relaxamento e aumentam o potencial de concentração.

5- Exercite o foco e a capacidade de concentração por longos períodos

O foco e a capacidade de manter a concentração por horas são imprescindíveis. A rotina educacional, com o acompanhamento de aulas e a prática de atividades ajuda a ampliar essa habilidade, assim como estudar todo dia aumenta a capacidade de atenção e o condicionamento psicológico para a realização da prova.

Para contribuir com o desempenho dos alunos, o Poliedro Curso oferece um simulado todo final de semana, que contribui para que treinem o tempo e ampliem a concentração estendida.

6- Faça diversos simulados para exercitar o ritmo

Crie pequenos simulados em casa para ajudar a treinar o tempo. Por exemplo: se programou para fazer um mini simulado com 30 testes, calcule o tempo de três minutos por questão para ter uma prova com 1h30 de duração. É recomendado incluir de duas a três matérias diferentes para testar os seus conhecimentos, treinando sua habilidade de estratégia e tempo de prova.

Você pode achar estranho fazer um mini simulado de 1h30, mas, lembre-se: um maratonista não corre uma maratona todo dia que vai treinar. Além disso, os simulados oficiais já têm essa função.

Outro ponto importante é comportar-se como se estivesse participando de uma prova de verdade, o que vai ajudar a treinar sua postura. Criar esse hábito ajuda a obter atenção e capacidade de concentração progressivas, assim como alivia possíveis tensões e inseguranças.

7- Seja claro e objetivo em provas dissertativas

As provas dissertativas exigem muito e não apresentam margem para erro. As chances de aprovação são reduzidas drasticamente a cada item em branco.

É importante saber colocar as questões no papel, afinal, o caminho da resposta também é levado em consideração pelo avaliador, que busca clareza e objetividade. Segundo Guedes, “não é preciso escrever além do que é solicitado. Por exemplo, se pedir para citar, cite. Não explique, não se estenda. Se pedir para justificar, justifique. Se pedir para transcrever parte do texto, faça isso. Além disso, ordene bem as respostas no papel, mantendo a coerência e a coesão, e as destaque. Lembre-se que qualquer coisa diferente do comando pode reduzir pontos”.

8- Nas provas, pule questões difíceis

É comum ter insegurança na hora de pular questões em que temos mais dificuldades. Não queremos errar, principalmente se nos sentimos bem preparados.

No entanto, você deve considerar a pontuação da prova como um todo, então, não fique preso ou presa à mesma questão por muito tempo.

Lembre-se que não existe certo e errado com relação à ordem de execução, contanto que o tempo seja suficiente para concluir o exame, por isso, comece pelas questões mais fáceis e deixe as mais difíceis para o final, concentrando-se em cada uma com muita atenção.

9- Tome cuidado para não cair em armadilhas mentais

Muitos alunos ficam desconfiados quando se deparam com uma questão fácil e perdem tempo procurando a “pegadinha”, pois consideram que não é possível que questões simples apareçam na prova.

As perguntas fáceis existem e você deve manter a atenção para não as complicar – a recomendação é: siga o enunciado e resolva! Ainda está em dúvida? Assinale a pergunta e a deixe para o final. Nestes casos, a estratégia deve ser: primeiro você termina a prova, e depois revisa o que ainda estiver pendente.

Outro exemplo de armadilha emocional é a composição do gabarito. Não se preocupe caso apareçam três letras iguais em sequência, isso não significa que existe alguma pegadinha. Confie na sua preparação durante o ano e nos conhecimentos que conquistou.

10- Dedique-se à Redação

Trata-se de um componente eliminatório. Qualquer desvio de tema é suficiente para desclassificar o estudante do vestibular. É recomendável treinar bastante, produzindo um texto por semana para aprimorar a agilidade, com grande atenção à gramática, cada vez mais exigida nas provas.

Também é essencial atentar-se às coletâneas oferecidas na prova. O hábito da leitura é fundamental para criar repertório e contribuir para o bom desempenho, seja de revista, jornal ou mesmo de livros fora do contexto do vestibular. A leitura enriquece nosso vocabulário, nosso conhecimento sobre as regras gramaticais e amplia a compreensão acerca das atualidades.

Sobre o Poliedro Curso

O Poliedro Curso, com unidades em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, oferece uma metodologia única, que envolve qualidade acadêmica diferenciada, acompanhamento individual e apoio ao aluno na gestão do tempo dentro e fora de sala de aula, ajudando cada estudante em sua evolução para a conquista de algo maior para si e para o mundo.

O Poliedro Curso comprova a excelência de sua metodologia com aprovações nos processos seletivos mais desejados do País e no Enem/SiSU. Em 2021, os estudantes do Poliedro conquistaram 1.151 aprovações no Enem/SiSU (todos os cursos), além de excelentes resultados nos vestibulares de Medicina da Unifesp (75 aprovados), da USP (73 aprovados e o 1º lugar) e do Einstein (123 aprovados e o 1º lugar), e nos vestibulares do ITA (82 aprovados, com oito entre os top 20 das vagas privativas) e do IME (145 aprovados, com o 1º lugar nas categorias Ativa e Reserva e seis vagas dentro do top dez de cada categoria). Os alunos do Poliedro Curso também conquistaram a aprovação em 1º lugar para o curso de Medicina em outras renomadas instituições, entre elas a Unicamp, a Unesp, a Famema, a FMJ e a PUC Campinas.

Para mais informações, acesse o site https://www.cursopoliedro.com.br

Publicidade