Início São José dos Campos São José dos Campos registra saldo positivo de 1.570 vagas de emprego

São José dos Campos registra saldo positivo de 1.570 vagas de emprego

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

O mercado de trabalho formal em São José dos Campos registrou em agosto um saldo positivo de 1.570 vagas de emprego, o maior número mensal desde novembro de 2020.

A aceleração da geração de empregos com carteira assinada em São José resultou num saldo positivo de 8.810 vagas nos últimos 12 meses.

Apenas neste ano foram 6.053 empregos formais de saldo positivo, considerando a diferença entre admissões e desligamentos nos períodos.

Os dados fazem parte das Estatísticas Mensais do Emprego Formal, do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Esse é o oitavo mês seguido de saldo positivo, demonstrando a consolidação da criação de empregos em São José.

Segundo a metodologia do Novo Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada. O estoque de empregos formais no país é a quantidade total de vínculos celetistas ativos.

Setores

Como já observado nos últimos meses, a geração de empregos com carteira assinada em São José vem sendo puxada principalmente pelos setores de serviços e pelo comércio.

No mês de agosto, o saldo positivo no setor de serviços foi de 561 vagas e no comércio de 414.

A Indústria (340 vagas) e a construção civil, com 255 contratações de saldo, também registraram números positivos no último mês.

Capacitação

Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

O Programa Qualifica São José gerou, apenas no primeiro semestre deste ano, um número maior de vagas do que todo o ano de 2020.

Nos seis primeiros meses deste ano, o Qualifica São José abriu 19.570 vagas contra 15.040 em 2020.

O resultado é um esforço da Prefeitura para capacitação e qualificação de trabalhadores para a retomada da economia no período pós-pandemia.

 A ampliação das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino à Distância).

Publicidade