Início Pindamonhangaba Bica do Trabiju tem fonte revitalizada em Pindamonhangaba

Bica do Trabiju tem fonte revitalizada em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou recentemente a reforma da Bica localizada no Parque Municipal do Trabiju. O trabalho foi executado pela artista Claudia Blanco, a mesma que realizou a implantação do mosaico durante a construção da bica em 2015.

O trabalho de revitalização da bica consistiu em reconstituir o mosaico danificado e foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Algumas pastilhas estavam descolando principalmente na base pois o contato com a água danificava o mosaico, sendo necessário a construção de um novo mecanismo de drenagem com pedras para posterior recomposição das pastilhas”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.

O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma unidade de conservação em Pindamonhangaba com uma das áreas mais preservadas e de alta diversidade de animais e plantas no Estado de São Paulo. O parque tem acesso gratuito, é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e aos sábados das 8h às 13h.

Preservação do patrimônio
A revitalização de pontos históricos, bem como de imagens e esculturas do município vem sendo prioridade na atual gestão, através da Secretaria de Cultura e Turismo, que já realizou a revitalização da Bica da Galega no ano passado e diversas imagens e esculturas em praças e parques da cidade.

“Esse trabalho é essencial para resgatar nossa história e assim respeitar o direito de as futuras gerações conhecerem sua própria história”, afirmou o prefeito Isael Domingues.

Recentemente foram restaurados a imagem de Santa Terezinha, busto do Dr. Cícero Prado, monumento em homenagem ao Amácio Mazzaropi, imagem de São Francisco, monumento em homenagem a Francisco Marcondes Monteiro, busto de Tancredo Neves, monumento em homenagem aos Guardas de Honra de Dom Pedro, monumento em homenagem ao Barão Homem de Melo, monumento em homenagem a José Athayde Marcondes e a Imagem de Nossa Senhora Assunção.

Publicidade