Início São José dos Campos São José dos Campos inova com Escola de Formação do Educador

São José dos Campos inova com Escola de Formação do Educador

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A rede municipal de ensino de São José dos Campos conta com o trabalho e a dedicação de cerca de 6.000 profissionais da Educação. Destes, mais de 4.800 são professores, entre: efetivos, eventuais, por prazo determinado ou agentes educadores. 

A qualidade do trabalho diário destes profissionais é refletida nas salas e espaços educativos da Secretaria de Educação e Cidadania, que conta com 161 escolas para atender cerca de 70 mil alunos. 

Inovação e inspiração 

Desde a manhã desta quinta-feira (23), o município tem à disposição a Escola de Formação do Educador, iniciativa inédita na região, com 1.107 m² de área, 11 salas, espaços como laboratórios, biblioteca e demais ambientes para formação, capacitação e aperfeiçoamento de professores, gestores e equipes escolares.

A novidade foi apresentada em evento realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador) que reuniu autoridades, equipe técnica da Secretaria de Educação, convidados e a primeira turma de educadores da nova Escola.

Representando os 22 professores da primeira turma, Camila Lidiane de Morais, 24 anos, professora de Ciências, compartilhou sua experiência e emoções durante o evento. “Muitas oportunidades surgiram na minha vida pela Educação por meio de professores, quero poder fazer isso pelos meus alunos também. É incrível participar desse momento aqui hoje”, afirmou. 

Novidades

A Escola faz parte do plano de governo municipal e oferece espaços para a realização de projetos que visam: qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da Educação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021. 

Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura passarão por período de três meses dedicados exclusivamente para formação pedagógica; terão atividades práticas em laboratórios inovadores; passarão por residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais. 

Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras. 

HTC (Horário de Trabalho Coletivo) da rede será gerido pela equipe da Escola de Formação, agentes educadores também terão formações e as equipes administrativas das unidades escolares terão cursos online de gestão, em parceria com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), para aprimorar o atendimento e as rotinas administrativas. 

Pós-graduação da Unesp

Em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), a Prefeitura irá oferecer uma Pós Graduação (lato sensu) em Educação 5.0, ensino híbrido e metodologias ativas para mais de 2.600 professores efetivos. O curso tem duração de 24 meses e será realizado durante os HTC’s.

Confira os espaços da Escola de Formação do Educador neste vídeo de apresentação e nas galerias de fotos abaixo.

Publicidade