Início São José dos Campos Sanitização das escolas se estende até a madrugada em São José dos...

Sanitização das escolas se estende até a madrugada em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Assim que o dia termina nas escolas municipais de São José dos Campos, as equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal) vestem seus macacões brancos, máscaras e luvas de segurança e iniciam o serviço de sanitização, que se estende até a madrugada. O trabalho é realizado todos os dias da semana, incluindo os fins de semana, das 17h às 5h, em 151 unidades.

Os heróis de branco pulverizam um produto sanitizante importante no combate à covid-19, que possui efeito residual de mais de uma semana. O ciclo se repete. De 7 a 10 dias a escola volta a receber o atendimento e está pronta para receber os alunos novamente.

O serviço consiste na aplicação de produto químico à base de quaternário de amônia de quinta geração que esteriliza os ambientes, e é usado da forma correta, sem riscos à saúde dos alunos, professores e funcionários.

“Eu me sinto privilegiado em fazer parte da equipe de sanitização, pois levamos segurança para os pais dos alunos e gestores das escolas. Já fazemos este trabalho há um ano e meio e vemos a aceitação, pois ele é importante não apenas para evitar a contaminação da covid, mas também de outros vírus, fungos e bactérias”, diz Felipe Ragazini.

As ações foram iniciadas em março de 2020. A rotina intensa complementa os serviços de limpeza diária realizadas por outras equipes nas escolas, além do álcool gel e demais ações de distanciamento social e uso de máscaras.

“Estamos usando os recursos biológicos e tecnológicos para diminuir o contágio”, explica Ragazini.

Demais prédios

A ação contempla todas as escolas municipais, além da sede da Secretaria de Educação e Cidadania, bibliotecas, Museu Interativo de Ciências, galpão da merenda escolar, Cefe e Cedemp, Paço Municipal e secretarias municipais.

Hospitais
São desinfetadas como entradas de hospitais públicos e privados: Pronto Socorro da Vila Industrial, Antoninho da Rocha Marmo, Hospital São José, Hospital Santos Dumont, Hospital de Clínicas Sul, Hospital de Clínica Norte, Hospital Regional, Hospital Pró-Infância, Hospital Prontil, Hospital Policlin, Hospital Unimed, Santa Casa, Hospital Pio XII, Hospital Vivale, UPAs e UBSs.

Terminal Central
A ação é feita no Terminal Central e na Estação de Conexão dos Campos de São José (ECO), assim como nos velórios.

Pontos de ônibus
É realizado o serviço de limpeza, lavagem e sanitização dos abrigos de ônibus.

Calçadão da Rua 7
Serviço de lavagem e desinfecção do calçadão.

Publicidade