Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba comemora Dia da Árvore e início da Primavera com mais verde

Pindamonhangaba comemora Dia da Árvore e início da Primavera com mais verde

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba está comemorando o Dia da Árvore nesta terça-feira (21) e o início da Primavera nesta quarta-feira (22) com cronograma de ações que deixam a cidade mais arborizada e com melhor paisagismo. O trabalho vem sendo coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, que pretende ao longo de 2021 superar a marca de plantio de 1.000 mudas de árvores.

Até o presente momento, 800 árvores foram plantadas em regiões como toda extensão do Anel Viário, córrego Campos Maia, rotatórias em diversos bairros e em praças públicas como do residencial Lessa, Morumbi, Ouro Verde, Araretama e bairros do Distrito de Moreira César. Está programado para os próximos dias o plantio de 250 mudas para a região central, do Bosque da Princesa e Av. NS Perpétuo Socorro. Atualmente, o município vem plantando mudas de pata de vaca, pau brasil, mirindiba, palmeira imperial, aldrago, entre outras.

Foto: divulgação/PMP

Com essas ações, o município proporciona melhor disponibilidade de abrigo e alimento à fauna, estabilidade microclimática, conservação e preservação da diversidade da flora nativa, redução da poluição sonora, proteção dos corpos d’água, melhora a qualidade do ar além do embelezamento da cidade com suas formas, cores, flores e frutos e melhor bem estar.

Outro trabalho importante que vem sendo realizado é a melhoria do paisagismo em rotatórias, espaços e equipamentos públicos que contribui para o bem estar físico e mental, caracterizado pela harmonia de uma paisagem equilibrada, saudável e bela. “O ambiente paisagista cumpre o seu papel ecológico proporcionando ao indivíduo vários benefícios, através da interação natureza e ser humano”, afirmou o assessor da secretaria, Fred Gama.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. “Nossa Secretaria realizou um trabalho de planejamento dos locais e espécies que estão sendo utilizadas para que o plantio seja realmente efetivo, propiciando a amenização de aspectos ambientais adversos, e levando em consideração os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico”, ressaltou.

Marca histórica
Um fato positivo a comemorar neste ano pelo município foi a inclusão de Pinda no grupo de municípios paulistas classificados com a cor verde por manterem entre 20% e 50% de vegetação nativa em seu território. Segundo o Índice Florestal de 2020, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Pinda aumentou em mais de 4 mil hectares sua cobertura vegetal nativa, ampliando em 22%. Em 2010, o percentual em relação à superfície era de 25,3% e no ultimo ano, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado registrou que esse percentual foi para 30,9%.

Capacitação
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem ao mesmo realizando a capacitação dos seus servidores que executam a manutenção em árvores e cuidam dos jardins da cidade.

A capacitação está sendo realizada de forma prática e em campo, sendo abordado temas como serviço de jardineiro, corte de grama, manutenção de jardins, poda de árvores e técnicas de plantio, marcação do terreno e abertura de berços, solo do jardim e técnicas de correção de acidez e adubação de plantio, implantação de gramados e controle de invasoras, irrigação e controle de pragas e de doenças.

Publicidade