Início São José dos Campos Equipe do Ceja celebra formatura do primeiro aluno em São José dos...

Equipe do Ceja celebra formatura do primeiro aluno em São José dos Campos

Foto: Divulgação
Publicidade

Lançado em abril deste ano, o Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), da Prefeitura de São José dos Campos, já contabiliza diversos momentos de celebração e conquistas.

Nesta segunda-feira (13), Manuel Nascimento Borges da Silva, 45 anos, comemorou junto com colegas e a equipe da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede de ensino municipal uma fase importante de sua vida: a conclusão do ensino fundamental.

“Eu sempre quis uma formatura, mas não imaginei que fosse viver isso e concluir uma fase importante de estudos, só tenho a agradecer a todos. Dei um passo importante na minha vida aqui em São José”, disse.

A história de Manuel se cruza com a história do novo espaço, localizado no térreo do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, região norte da cidade, que abriu suas portas há cinco meses para acolher quem precisa voltar aos estudos.

Foto: Divulgação

Entre idas e vindas de ônibus, Manuel se atentou a um cartaz que divulgava as inscrições para a modalidade, ofertada em 10 escolas municipais no período noturno e em 10 núcleos, com classes de Alfabetização. 

O manauense que se mudara para São José há pouco mais de um ano em busca de novas oportunidades, anotou o telefone de contato e, no final do mesmo dia, já estava matriculado. Os meses passaram junto com as aulas, atividades e lições do Ceja. Nesta semana Manuel precisou retornar à sua terra natal para ficar com a família, mas além das boas lembranças, levou o certificado de conclusão. 

“Eu tinha estudado até a 7ª série e nestes meses pude terminar as séries que faltavam, recebi material para estudar em casa, ia no Ceja fazer prova e tirar dúvidas. Fui muito bem recebido, tive ajuda e fiz amigos, eles até adiantaram a formatura para mim, só tenho a agradecer”, diz.

Foto: Divulgação

Para o diretor do Ceja Anderson Nascimento, histórias como essa reforçam a importância das oportunidades oferecidas por meio da Educação. 

“Nossos sentimentos são satisfação e alegria por saber que o conhecimento atrelado à experiência de vida do próprio Manuel mudou o sentido de sobrevivência dele. Aprendemos juntos com os alunos, suas histórias, experiências e realidades, tendo muitas vezes que rever e modificar a didática para que eles aprendam com significado”, afirma. 

“A Educação é a base de tudo, o Ceja em São José dos Campos é brilhante, resgata sonhos como o meu. Sou muito grato a todos e agora quero continuar estudando até me tornar delegado um dia”, destaca. 

Foto: Divulgação

Vem pra EJA

No Ceja, os munícipes interessados em cursar a EJA podem se inscrever, realizar provas e atividades, tirar dúvidas e retirar material para estudar em casa. O atendimento tem horário flexível e provas presenciais. 

A EJA tem dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Atualmente, mais de 1.300 alunos são atendidos na Educação de Jovens e Adultos na cidade. 

Desde abril deste ano, a Prefeitura tem investido para ampliar o atendimento da EJA no município, suprindo as necessidades do público específico. As ações fazem parte do plano de governo da administração municipal.

Para se inscrever, o interessado deve ir presencialmente ao local que oferece o segmento que deseja, informar seu RG, endereço residencial e a última série/ano que estudou.

Confira lista das escolas aqui.

Publicidade