Início Pindamonhangaba Pinda lança Cartilha Cozinha Saudável com receitas com plantas alimentícias não convencionais

Pinda lança Cartilha Cozinha Saudável com receitas com plantas alimentícias não convencionais

(Foto: Vale News/divulgação)
Publicidade

No próximo dia 15 de setembro (quarta-feira) acontece o lançamento da cartilha Cozinha Saudável, projeto concebido no Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) da Prefeitura de Pindamonhangaba. O lançamento será às 14 horas no próprio Cpic (rua José Luiz Cembranelli, nº 1.005, Parque das Nações). Esta é a terceira cartilha, resultado do programa ROSA (Roda de Saberes em Alimentação Saudável).

A Cozinha Saudável iniciou em 2006 em formato de oficinas de aprendizado e trocas de saberes sobre receitas e plantas. As oficinas aconteciam uma vez por semana e buscavam capacitar as unidades de saúde, escolas e outras instituições no que diz respeito à utilização de alimentos saudáveis, reaproveitamento de alimentos e principalmente a utilização das Pancs (plantas alimentícias não convencionais), além de resgatar a cultura e a sabedoria popular. “A Cozinha Saudável surgiu pela necessidade de ensinar a população a consumir alimentos saudáveis, de baixo custo e alto valor nutricional”, explica a coordenadora das práticas de alimentação saudável do Cpic, Denize Napier Pereira.

Em 2017 foi criado o ROSA (Roda de Saberes em Alimentação Saudável), em parceria com a engenheira agrônoma Cristina de Castro – SAA/APTA, no qual a cada encontro mensal é apresentado uma planta (panc) e o modo de plantar, época de plantio, colheita e benefícios dessa planta na alimentação. Em todos os encontros é servido algum prato que utiliza essas plantas.

A partir dessas experiências, a ideia de criar uma cartilha para catalogar as receitas utilizadas ao longo desses anos de promoção de uma vida mais saudável ocorreu no fim de 2020. As duas primeiras cartilhas da Cozinha Saudável foram baseadas em temas sobre aproveitamento integral dos alimentos, como cascas, sementes, folhas, flores e talos. “Surgiu a necessidade de colocar essas plantas e receitas em uma cartilha para podermos ter material para distribuir e poder trabalhar de forma mais interativa e as pessoas levarem para casa a cartilha e poder ter esse material sempre à mão”, informou Napier.

Assim, foi feita a terceira cartilha, com 10 plantas e várias receitas que usam as Pancs. A coordenadora Denize Napier comemorou o sucesso do projeto. “Mostramos o valor nutricional e funcional dos alimentos, muitas vezes desconhecidos pela população. É um trabalho muito gratificante e resgata o uso das plantas não convencionais, proporcionando benefícios à população e ao meio ambiente”, completou Napier.

A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, ressaltou o empenho da equipe do Cpic na realização da cartilha. “Nossos funcionários são muito dedicados no dia a dia e na promoção de atividades para promover as práticas integrativas e complementares. A cartilha Cozinha Saudável é resultado de um trabalho incrível de toda a equipe. Estão de parabéns pela iniciativa e pelo que isso agrega de benefícios à saúde pública”, finalizou.

Publicidade