Início São José dos Campos Academia da GCM amplia interação com forças de segurança em São José...

Academia da GCM amplia interação com forças de segurança em São José dos Campos

Foto: divulgação/PMSJC
Publicidade

“Treinar aqui fortalece os músculos e encurta as distâncias.” A frase do cabo do Corpo de Bombeiros Sérgio Rodrigo Montari, 43 anos, resume a interação entre os membros da corporação e os servidores da Prefeitura de São José dos Campos que malham no Centro de Treinamento Esportivo da GCM (Guarda Civil Municipal).

Após ser ampliada e modernizada, a academia tem recebido cada vez mais representantes das forças de segurança, o que contribui com as ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e diminuir a criminalidade no município.

Somente do Corpo de Bombeiros, já são pelo menos 12 homens e mulheres que treinam diariamente no local.

Entre um exercício físico e outro, o bate-papo é constante e flui fácil, com troca de experiências sobre o serviço prestado à população e as peculiaridades de cada setor.

Os bombeiros são parceiros da Defesa Civil em diversas ações ao longo do ano, como o combate às queimadas e incêndios e as operações durante e após chuvas fortes. No dia a dia, também interagem com os guardas civis municipais e outros representantes da Prefeitura.

“É bom para a nossa saúde e para planejar ações conjuntas. Tem sido uma experiência muito interessante”, afirmou Montari, que se exercita na academia há um mês.

Foto: divulgação/PMSJC

Interação

A subcomandante interina do Corpo de Bombeiros da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), capitã Michele César, considera que o treinamento na academia da GCM tem contribuído para a melhoria do serviço prestado pela corporação aos munícipes.

“Ao nos permitir treinar em sua academia, a GCM está ajudando a melhorar o condicionamento físico dos bombeiros para que possamos prestar um serviço cada dia melhor à população”, disse a capitã.

“É mais uma demonstração prática dos benefícios do programa São José Unida. Treinar na academia da GCM nos propicia ampliar a interação com os guardas e demais servidores da Prefeitura”, completou.

A guarda civil municipal Frediana Costa, uma das instrutoras e coordenadoras do Centro de Treinamento Esportivo, também está satisfeita com a parceria.

“A convivência com os bombeiros e outros servidores que treinam aqui é muito boa e motiva os guardas, além de demonstrar a união das forças de segurança. Todos se ajudam para o bem comum da população.”

Infraestrutura completa

A academia da GCM foi inaugurada em abril de 2018 e cumpre uma das premissas da atual Administração, que é o compartilhamento de recursos. No local, treinam diariamente servidores de diversas secretarias municipais, funcionários da Urbam e representantes das forças de segurança.

Todos os treinos são acompanhados por guardas civis municipais que são professores de Educação Física credenciados pelo Cref (Conselho Regional de Educação Física).

A academia oferece aos frequentadores ótima infraestrutura, aparelhos novos e amplo espaço. E o melhor é que para desfrutar de tantos benefícios não é preciso pagar nada.

Com o aumento da capacitação dos guardas civis municipais e o início do EQP (Estágio de Qualificação Profissional) neste ano, o Centro de Treinamento Esportivo foi ampliado e melhorado.

Publicidade