Início Aparecida Em evento gratuito, teólogos aprofundam tema da Festa da Padroeira 2021

Em evento gratuito, teólogos aprofundam tema da Festa da Padroeira 2021

Thiago Leon
Publicidade

Reflexões da Novena e Festa da Padroeira do Brasil são destaques na atividade promovida pela Academia Marial de Aparecida

A Semana Bíblico-Mariológica, promovida pela Academia Marial de Aparecida, tem a sua primeira edição realizada neste ano. O evento, que vai acontecer de forma online, conta com a participação de mestres e doutores em Teologia.

O encontro vai acontecer de 31 de agosto até o dia 4 de setembro, sempre das 19h30 às 21h. O tema geral da Semana Bíblico-Mariológica está ligado à temática da Novena e Festa da Padroeira do Brasil deste ano: “Com Maria, ser povo de Deus unido pela aliança”.

Point com Desconto Especial
Compre sua Point Pro 2. Reposição de Bobina e Frete Grátis

Inicialmente o evento estava programado para 2020, mas precisou ser adiado. Neste ano, a atividade foi reformulada como conta Diretor da Academia Marial de Aparecida, Padre José Ulysses da Silva.

“O acontecimento da Semana Bíblico-Mariológica era um sonho, inclusive do nosso Arcebispo Dom Orlando Brandes. Porque, para ele, a Bíblia tem que fazer parte deste Santuário. Assim, programamos para o ano passado, mas não foi possível. Queríamos realizar presencialmente este ano, mas como ainda não temos total segurança (por causa da pandemia), veio a ideia de fazer online uma Semana Bíblico-Mariológica”, afirma o Padre.

No primeiro dia do evento, será trabalhada a temática, “Com Maria, da Aliança dos Dez Mandamentos à Aliança das Bem-aventuranças”. Quem vai palestrar este encontro, é o Doutor em Teologia Bíblica, Padre Carlos Frizzo.

“É como se fizéssemos uma ponte, do Êxodo, nos dez mandamentos até Jesus. E Ele não se contenta com os dez mandamentos, ele sobe novamente ao monte, proclama as bem-aventuranças, que são as características principais de alguém que quer ser cristão, que quer se tornar santo”, detalha Padre José Ulysses.

No segundo dia da atividade, a temática trabalhada é “Com Maria, ser povo de Deus que celebra e vive a Eucaristia”. O palestrante da noite será o Mestre em Sagrada Liturgia, Padre Rodrigo José Arnoso.

“Quando vemos gente de todo o Brasil, reunida ao redor da Eucaristia no Altar do Santuário Nacional conseguimos ver o povo de Deus em torno do grande sacramento da Aliança. Jesus disse: ‘Aqui está o cálice do meu sangue, da nova e eterna Aliança’. E o padre Rodrigo vai refletir que a eucaristia é o sacramento que realiza essa beleza, de ser povo de Deus”, conta o Padre.

O terceiro dia da Semana Bíblico-Mariológica aborda o tema, “Com Maria e José, o desafio de ser Família-Aliança, Igreja doméstica, num mundo atual de fragmentação, provisoriedade e polarizado”. O responsável por conduzir do assunto deste dia é o Professor mestre em Teologia, Oscar Lopez Maldonado.

“A família seria o primeiro lugar da Aliança. E, de repente, se tornou um desafio no mundo moderno, porque se fragmentam com muita facilidade. O professor Oscar, vai nos ajudar refletir um pouco sobre isso, sempre olhando a figura de Maria e José, aquela família de Nazaré”, destacou Padre José Ulysses da Silva.

O quarto e último dia da Semana Bíblico-Mariológica tem como tema, “Com Maria, ser Igreja conforme nos pede o Papa Francisco”. A palestrante deste dia é a professora doutora em Teologia, Alzirinha Souza.

“O Papa Francisco é uma novidade imensa do Espírito Santo. Não somente para nós católicos, mas para o mundo todo. A palavra desse homem é inspiradora para todas as pessoas de boa vontade. Então, a gente vai aprofundar tudo aquilo que vamos rezar e cantar durante a novena”, destacou o diretor da Academia Marial de Aparecida, Padre José Ulysses da Silva.

A Semana Bíblico-Mariológica, é uma parceria da Academia Marial de Aparecida, com o Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) e o Portal A12, da Rede Aparecida de Comunicação. As inscrições do encontro são gratuitas e dão direito a um certificado. O cadastro pode ser realizado até o próximo dia 31, pelo site da Academia Marial, em a12.com/semanamariologica.

Fonte: A12.com

Publicidade