Início Variedades Estudantes do Poliedro Colégio participam da maior simulação da ONU na América...

Estudantes do Poliedro Colégio participam da maior simulação da ONU na América Latina

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Organizada por alunos de Ensino Médio, simulação chega à sua 16ª edição 

Debate, diplomacia e cooperação. Essas são algumas das experiências que serão vivenciadas por mais de 400 estudantes que estarão reunidos entre os dias 4 e 7 de setembro para participar da 16ª edição do PoliONU, a maior simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) na América Latina, organizada por alunos do Ensino Médio. A participação é aberta aos estudantes do Poliedro Colégio de São José dos Campos, São Paulo e Campinas e das escolas associadas do Poliedro Sistema de Ensino em todo o Brasil. 

Na edição deste ano estarão disponíveis as modalidades: presencial, para alunos da unidade de São José dos Campos; híbrida, que contempla um dia presencial e três à distância para estudantes das unidades de Campinas e São Paulo; e on-line, via Zoom, para todos os participantes de outras cidades e estados e também para aqueles que ainda não se sentem confortáveis para a retomada das atividades presenciais. 

Point com Desconto Especial
Compre sua Point Pro 2. Reposição de Bobina e Frete Grátis

O projeto propõe que os estudantes se dividam em comitês – como delegações de países, ONGs e órgãos da imprensa – para discutir tópicos da agenda global, promovendo a melhor compreensão da realidade por meio do levantamento de diferentes perspectivas. 

Trata-se de um espaço de discussão para apresentação de novas ideias, sempre prezando pelo apoio e bem-estar comum. “Com a iniciativa, o Poliedro tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento acadêmico e do senso de empatia dos estudantes ao mostrar como problemas de outros países podem afetar, direta ou indiretamente, toda a sociedade”, diz Andrea Godinho, coordenadora do Ensino Médio do Poliedro Colégio. 

Segundo Andrea, o PoliONU exemplifica a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio. “É um projeto que estimula o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, entre elas a oratória, a argumentação, a resolução de conflitos e o trabalho em equipe, de modo que o estudante aplique, na prática, todo o conhecimento adquirido em sala de aula”, explica a coordenadora, que também pontua a importância de um evento como esse para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “O PoliONU é uma experiência única. Além de desenvolver habilidades acadêmicas tão importantes, estimula a sensibilidade e o pensamento crítico frente aos problemas da humanidade”, conclui. 

Confira, abaixo, os detalhes das divisões e os temas que serão abordados pelos comitês: 
 

Comitê Tema  Comitê Tema  
AGH “Crise na Ilha de Chipre: instabilidade política e humanitária” COP “Os impactos do aquecimento global na Oceania” 
ECOSOC “Os impactos socioeconômicos da circulação de criptomoedas no cenário mundial” CESE “Fragilização da União Europeia: impactos nos direitos das mulheres” 
FAO “Guerras Climáticas: o agravamento de conflitos do Oriente Médio” AGNU “Ameaças à liberdade de imprensa nos países democráticos” 
UNICEF “A violação dos direitos humanos das crianças com deficiência na Ásia” UA “Violações dos direitos humanos em áreas de mineração na África” 
UNESCO “Repatriação, preservação e comércio ilegal de bens culturais: a violência simbólica e a negligência aos Direitos Humanos” TPI “A desumanização na Guerra do Vietnã: norteamento entre o conflito geopolítico e o massacre” 
SOCHUM “Perseguição à minoria étnica uigur na China” OEA “Atentados aos direitos humanos na Guerra às Drogas na América” 
OHCHR “Violation of Human Rights regarding Prisoners of War” CSNU “A Guerra Civil da Somália e as consequências para o Chifre da África” 

O PoliONU tem ainda a tradição de executar algumas atividades culturais com o intuito de criar um clima de descontração e aproximar os participantes. Neste ano, a programação incluirá lives musicais e espaços para que os alunos mostrem os seus talentos. 

Mais informações sobre a 16ª edição do PoliONU estão disponíveis no site https://www.colegiopoliedro.com.br/quem-somos/eventos-projetos/polionu/  

Publicidade