Início Pindamonhangaba Lauro Pinda, técnico de Isaquias Queiroz, relata início da carreira no Haras...

Lauro Pinda, técnico de Isaquias Queiroz, relata início da carreira no Haras Paulista

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

O técnico da equipe brasileira de canoagem, Lauro de Souza Junior, conhecido no meio esportivo como ‘Pinda’, por ser de Pindamonhangaba, concedeu uma entrevista coletiva no auditório municipal dia 16 de agosto.

Na coletiva, Lauro Pinda explicou detalhes do treinamento e do dia a dia com os atletas da seleção brasileira, em especial com o campeão olímpico na prova de C1 1000m, Isaquias Queiroz.
Lauro comentou sobre o estilo de canoagem, a importância de investimento em esporte e de acreditar nos sonhos.

“Iniciei na equipe de canoagem de Pindamonhangaba, quando conheci e convivi com muitos atletas da cidade. Isso me inspirou muito. Mais para frente fui estudar e resolvi virar técnico e não atleta. Sai de casa cedo, com 15, 16 anos, para ir atrás do meu sonho e nesse período foi muito difícil ficar longe dos meus pais – que sempre me incentivaram e deram o suporte necessário”, disse.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

“Conheci o ex-técnico da seleção, o espanhol Jesús Morlán, e fiquei um tempo morando com ele. Nesse contato do dia a dia ele me ensinou muito. Ele dizia que a parte gostosa é ficar na beira da água, na represa, e que a parte mais importante é a avaliação, o estudo, que você faz em seu escritório, na sua casa. Durante os anos que convivi com ele eu absorvi tudo o que poderia. O Morlán sabia de sua doença e que ele viria a falecer em breve. Com isso, dedicado como só ele, tentou passar o máximo de ensinamentos que pudesse para dar continuidade no trabalho. Com a morte dele eu assumi a equipe e esse resultado da canoagem, do Isaquias, é um pedaço também do Morlán e de toda a equipe, bem como as pessoas e amigos que convivi aqui em Pinda no início da carreira”.

O prefeito Isael Domingues, o vice Ricardo Piorino e o secretário de Esportes Everton Chinaqui também participaram da coletiva.

Ricardo Piorino elogiou Lauro e os atletas de canoagem. “Estão todos de parabéns. E nos enche de orgulho veremos pessoas de Pindamonhangaba se destacando no meio esportivo, conseguindo resultados incríveis, com belas histórias que chegam a nos emocionar porque sabemos como o caminho é difícil. Ficamos emocionados em acompanhar sua trajetória, sua história e desenvolvimento como pessoa, como treinador”.

Everton Chinaqui também enalteceu a conquista e citou o trabalho da Secretaria de Esportes para retomar a canoagem em Pindamonhangaba. “Já vínhamos conversando com o Lauro e outras pessoas ligadas ao esporte para que a cidade volte a ter uma equipe de canoagem. A intenção é utilizarmos a represa do Hara Paulista (polo de pesquisa), com apoio do Estado e ajuda também do Exército para conseguirmos treinar equipes e atletas. O passo inicial já foi dado com as pessoas da cidade e com grande apoio do Isael, do Ricardo, do Lauro, e de todos que amam o esporte, em especial a canoagem”.

O prefeito Isael Domingues destacou o grande feito de Lauro frente à equipe, combatendo adversidades e acreditando no sonho. “Um resultado fantástico, que mostra todo o seu empenho e dedicação no trabalho. Que isso sirva de exemplo para todas as pessoas, em especial do meio esportivo. Tivemos também a participação da Ketiley nas Olimpíadas, reforçando todo o trabalho da equipe da Secretaria de Esportes. E hoje temos essa conquista toda sua Lauro, com seus méritos próprios e das pessoas que o apoiaram. Isso é incrível”.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Houve ainda a exibição de um vídeo gravado por Isaquias Queiroz e outros atletas da canoagem, elogiando o trabalho do ‘Pinda’. “Lauro, essa medalha não é só minha. Ela é sua, é de toda equipe da canoagem. Parabéns”, concluiu.

Publicidade