Início Variedades Ainda vale a pena construir uma casa do zero?

Ainda vale a pena construir uma casa do zero?

Imagem ilustrativa: sistemafiemt
Publicidade

Está a fim de comprar um lote e construir uma casa do zero? Veja aqui algumas dicas de como iniciar essa aquisição, além de outros passos para legalizar a sua obra. Acompanhe!

O sonho da casa própria não é somente dos brasileiros, mas de outras populações mundo afora. Antigamente era comum viver de aluguel e não adquirir seu próprio imóvel, contudo, com as condições facilitadas para compra e construção, essa realidade vem mudando.

O sonho da casa própria não é somente dos brasileiros, mas de outras populações mundo afora. Antigamente era comum viver de aluguel e não adquirir seu próprio imóvel, contudo, com as condições facilitadas para compra e construção, essa realidade vem mudando.

Uma das opções que está crescendo no Brasil é da compra de lote e construção da casa própria sem a necessidade de uma empresa de construção para isso – isso não significa que não há profissionais como engenheiro civil, arquiteto e pedreiro envolvidos.

Se você quer saber como adquirir um lote e construir um imóvel neste espaço, entenda aqui como legalizar todos esses passos e contratar um profissional de qualidade para levantar a sua casa. Veja e entenda!

Como comprar um lote?

A compra de lotes no Brasil é feita de maneira facilitada. Isso mesmo, não existem aquelas inúmeras burocracias e muito menos regras mirabolantes que atrapalhem a sua aquisição do hectare para construção.

Contudo, é preciso cuidado ao comprar um lote. O primeiro ponto a se atentar é a região que se encontra. Ela realmente vale aquele preço? O local está com algum problema estrutural ou algo do tipo? Sempre analise esses quesitos para não ser enganado pelo vendedor.

Além disso, é preciso atenção às documentações. Veja se a pessoa que está vendendo possui todas as certidões de que aquele hectare realmente é dela e se não há nenhuma dívida como IPTU a ser pago. Se houver, negocie com o vendedor e solucione o problema para não haver infortúnios futuros.

Onde legalizar todo o processo de construção?

Sim, você já entendeu como comprar um lote e quais aspectos analisar antes de confirmar essa aquisição, mas existem aquelas dúvidas de como legalizar esse processo, além de conseguir a autorização para construir uma casa.

É preciso, em primeiro lugar, entender qual o tipo de venda em que o espaço está. Se não houver nenhum banco relacionado, busque somente um cartório e as documentações em dia para assinatura de papéis de transferência. Em caso de parcelamento via Caixa Econômica Federal é necessário mais algumas papeladas, que qualquer agência exigirá.

Quanto ao levantamento do imóvel, o lugar a ser procurado é a prefeitura de sua cidade. Através do projeto de seu engenheiro, o município dirá se a construção está de acordo com as normas da cidade, além de afirmar se é um planejamento seguro ou não. Ou seja, somente eles dão aval para iniciar seu projeto de casa própria.

Quem devo contratar para a minha obra?

Resolvido todos os passos burocráticos citados acima, dá-se início à segunda parte do plano: quem deve ser contratado para a obra? Como saber se o profissional é de qualidade e que realizará bons serviços?

Para isso, criamos uma pequena listinha para situar a sua busca e explicar melhor como funciona este aspecto de construção de um imóvel. Veja abaixo essas pequenas dicas que organizamos:

Engenheiro civil

O primeiro profissional a ser contratado é o engenheiro civil. Este é o profissional que se responsabiliza pela criação do projeto de acordo com as regências da prefeitura, além de colocar em prática aspectos que transformam o imóvel num lugar seguro e duradouro.

Esta especialidade de engenheiro é aquela que coloca em prática a construção e organiza cada passo a ser tomado durante a obra. Por isso, sem sombra de dúvidas, este é o profissional mais importante desse projeto.

Arquiteto

Em segunda instância temos o arquiteto. Muitos podem diminuir seu serviço e até brincar sobre a sua relação com engenheiros civis, contudo esse tipo de profissional também é fundamental para a sua obra, visto que ele é o responsável por criar a comodidade e identidade do ambiente.

O desenho dos cômodos, espaço ideal para cada pessoa, além de dicas de ornamentação fazem parte do serviço de um arquiteto. Este é basicamente um profissional que anda junto ao engenheiro civil e que ambos precisam estar sempre em dia com as suas ideias – caso isso não seja feito, a obra pode não fluir da maneira correta.

Pedreiro

Por último, mas não menos importante em nossa lista, temos o profissional mais conhecido em qualquer obra, o pedreiro. Este é o segmento que coloca a mão na massa e levanta todos os cômodos para a construção.

O engenheiro civil e o arquiteto somente fazem o planejamento. No entanto, o pedreiro é aquele que realmente levanta a casa construindo paredes, telhados, entre muitos outros pedacinhos a serem construídos num imóvel.

Como um empréstimo pode ajudar?

Ao final de tudo, entendemos como é o processo de aquisição de um lote e como funciona o processo de legalização para a construção de uma casa. Se tudo acontecer de forma organizada, sem sombra de dúvidas o imóvel será construído em pouco tempo.

No mercado, as fintechs têm se consolidado e ganhando a confiança do consumidor por sua rapidez na hora de liberar crédito. A CashMe, por exemplo, que é uma empresa do grupo Cyrela, é reconhecida hoje por oferecer as menores taxas de juros e os maiores prazos para pagamento. Seu empréstimo com imóvel de garantia é uma excelente oportunidade para aqueles que precisam de uma forcinha na hora de construir uma casa do zero.

Publicidade