A Prefeitura de São José dos Campos irá implantar a educação para o trânsito nas escolas da rede municipal de ensino a partir deste mês por meio do programa Educa. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6), em um evento de preparação para a Semana Nacional do Trânsito, que será comemorada de 18 a 25 de setembro, onde também foi lançado o programa Laço Amarelo para municípios.
Ambos os programas são do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), que escolheu São José dos Campos como uma das cidades para implantar o projeto piloto do Educa. Inicialmente, 10 escolas terão a disciplina de educação para o trânsito para cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano.
O Educa é um programa inédito no país, possui um conteúdo baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos do programa incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Todos os livros foram produzidos pelo ONSV em parceria com o Sesi e doados à Prefeitura. De acordo com o ONSV, o programa traz uma abordagem crítica de temas como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com o foco na mobilidade urbana.
“São José faz história ao implantar a educação para o trânsito para os alunos. Dessa forma, está consolidando a tão sonhada cultura da segurança viária”, afirma José Aurélio Ramalho, diretor presidente do ONSV.
Município Laço Amarelo
Além do Educa, também foi apresentado nesta sexta-feira o programa Laço Amarelo para municípios, do qual São José agora faz parte. O projeto nasceu do interesse de algumas cidades em dar continuidade durante todo o ano nas ações que acontecem no Maio Amarelo, mês em que o tema trânsito é colocado em pauta e as ações educativas e de divulgação para a segurança viária são intensificadas.
Por meio do programa, o ONSV disponibiliza todos os meses para as prefeituras conteúdos e materiais relacionados à segurança viária, além de acesso a todo acervo de pesquisas, estudos e materiais do ONSV, incluindo o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação).
Além do poder público, empresas e a sociedade civil organizada também podem aderir ao programa Laço Amarelo. Mais informações podem ser podem ser consultadas diretamente com o ONSV.
A atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, investe em campanhas educativas e realiza ações diárias no município.