Início São José dos Campos Escolas infantis ganham espaço próprio para amamentação em São José dos Campos

Escolas infantis ganham espaço próprio para amamentação em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, uma vez que a cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Na rede de ensino municipal, as mães das crianças de todas as escolas da Educação Infantil têm um espaço próprio preparado para amamentar.

O Cantinho da Amamentação oferece aconchego, segurança e carinho às mães que desejarem amamentar na escola. Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, os espaços são usados de forma esporádica pelas mães ao levar e/ou buscar os filhos e recebem os cuidados necessários, assim como demais áreas comuns das unidades escolares, com higienização frequente.

A Prefeitura de São José dos Campos realiza ações de informação, sensibilização e incentivo ao aleitamento materno durante todo este mês.

Aconchego

O Parque Santos Dumont acolhe os munícipes e visitantes e conta com espaço público para duas escolas infantis para os moradores da região, a Emei Profª Zenaide Vilalva de Araújo e a Emei Cassiano Ricardo.

Camila Domingues é mãe da Bianca, 9 meses, aluna do berçário na Emei Zenaide e já utilizou o ‘cantinho’ para alimentar sua pequena.

Foto: PMSJC

“Amamento a Bianca desde que ela nasceu, também trago o leite para a escola, acho importantíssimo o aleitamento, é o alimento mais completo para os bebês. Aqui é bom, confortável e reservado”, diz.  

Na escola ao lado, Juliane de Faria mãe da Verônica, 9 meses, ficou contente ao saber da novidade na Emei Cassiano Ricardo. “Fiquei feliz ao saber deste espaço exclusivo para amamentar minha filha. É um momento único nosso, de mãe e filha, onde alimento a Verônica com o leite que é tão rico e faz bem”, disse.

Foto: PMSJC

Agosto Dourado

“Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. Esse é o tema escolhido para incentivar o aleitamento materno durante o Agosto Dourado de 2021. E para levar informação e sensibilizar a população sobre o assunto, a Prefeitura preparou uma série de posts para redes sociais oficiais e vídeos educativos para serem publicados no canal oficial do youtube.

Doze pequenos filmes compõem a série de orientações para o mês. Os protagonistas são profissionais da rede de saúde municipal que atuam no apoio às mães e cuidados com a nutrição das crianças.

Nas postagens foram utilizadas imagens demonstrando as várias formas de amamentar, que podem variar de acordo com cada mãe e as necessidades dos pequenos.

O intuito das orientações é fomentar a importância do leite materno e compartilhar com a população a responsabilidade de garantir o aleitamento às crianças, seja por meio da amamentação, seja pela doação de leite humano.

Publicidade