Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba retoma City Tour Histórico-Cultural com meios de hospedagem

Pindamonhangaba retoma City Tour Histórico-Cultural com meios de hospedagem

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Projeto visa apresentar a cidade para grupos de multiplicadores para divulgar e fomentar a atividade turística

Pindamonhangaba é uma cidade repleta de riquezas históricas e belezas naturais, que surpreendem os turistas. E não somente eles, mas também muitos moradores da cidade que ainda não conhecem os atrativos turísticos do município. Por isso, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está realizando uma série de ações de divulgação e fomento da atividade turística na cidade.

Vídeos, instalação de Centros de Informações Turísticas, projeto Turismo na Estrada com a presença da van do Turismo em locais de movimentação de pessoas aos finais de semana, formatação do novo plano diretor de turismo, parcerias para cursos gratuitos com instituições como o Sebrae, são algumas das iniciativas que se unem, agora, ao retorno do City Tour Histórico-Cultural, que estava paralisado devido à pandemia. Com a queda dos índices de ocupação hospitalar e seguindo todos os protocolos sanitários, o City Tour Histórico Cultural retornou na terça-feira (3), com seu primeiro grupo, formado por representantes dos meios de hospedagem.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Participaram deste primeiro grupo, integrantes dos seguintes locais: Hotel Fazenda Pé da Serra, Hotel Intercity Pátio Pinda, Hotel Colonial Plaza, Hotel Brasil, Hotel Domum, Hotel Vitória, Pinda Palace Hotel, Vale Hostel, Pousada Avenida, Pousada Carioca, Pousada Sagrados Corações, Acampamento dos Pumas, Summit Suítes Pindamonhangaba, Burity Empresarial e Fazenda Monjuá.

A intenção da Secretaria de Cultura e Turismo é realizar diversos roteiros com grupos de multiplicadores de informações. “Nossas ações têm o objetivo de mostrar aos formadores de opinião os locais que Pinda tem a oferecer e também apresentar nossa proposta de um novo turismo. Estamos felizes com a volta gradual das atividades depois de um longo período de pausa e temos muitos projetos a serem implantados seguindo essa nossa visão de desenvolvimento do turismo na cidade”, destaca o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, explica que todas as ações são planejadas. “É com imensa alegria que retornamos o City Tour, seguindo todas as orientações do Comitê Covid. Desde o inicio do ano, temos feito visitas técnicas em atrativos turísticos, e o City Tour existe primeiro para conhecer uma parcela destes atrativos e, segundo, ele é voltado para os formadores de opinião, justamente para difundir nosso potencial. Por isso escolhemos para este retorno a rede hoteleira e, com isso, aos poucos, estenderemos para outros setores”, informou.

História e atrativos – O roteiro do grupo teve início no paço municipal e seguiu para o alambique da cachaça Pinda Boa, onde os visitantes puderam conhecer o processo de fabricação artesanal e armazenamento de diversos tipos de cachaça, com a oportunidade de degustação e compra de produtos. Em seguida, o grupo foi levado ao Palacete 10 de Julho (sede da Secretaria de Cultura e Turismo) e Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, onde conheceram um pouco sobre a história dos prédios.

A próxima parada do roteiro foi no Restaurante Colméia, onde o grupo almoçou e, na sequência, a visita foi na Fazenda Nova Gokula, maior comunidade rural Hare Krishna da América Latina, onde foram apresentadas as instalações: bosque, trilha, templo e a cultura local, por meio de uma palestra com degustação de coxinha de jaca, no restaurante Confraria Vegana. O retorno contou com uma última parada novamente no Restaurante Colméia, para a degustação de um café colonial, que o local serve aos finais de semana pela manhã.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Entre um ponto e outro, o diretor de Turismo e guia Embratur Fabio Vieira contou muitas curiosidades sobre a história de Pindamonhangaba e da formação de seu povo. O grupo interagiu, de maneira interessada.

Grupo aprovou a iniciativa – Muitos integrantes do primeiro city tour foram apresentados pela primeira vez à história da cidade a aos atrativos visitados. Em todos os locais, os grupos foram muito bem recebidos e puderam tirar todas as dúvidas, para se abastecer de informações a serem repassadas aos seus hóspedes.

“O Pinda Palace Hotel parabeniza o prefeito Dr. Isael e toda a equipe do Departamento de Turismo, Ricardo Flores e Fábio Vieira, pelo excelente trabalho que vem sendo realizado no Novo Turismo de Pinda. Foi uma experiência incrível participar do City Tour e poder conhecer um pouco mais da nossa belíssima Pindamonhangaba!”, afirmou Ronaldo Leandro de Souza, do Pinda Palace Hotel.

“Tanto eu quanto a Viviana achamos a iniciativa bem bacana e importante porque conhecemos histórias únicas, que acredito que muitos pindamonhangabenses não sabem. Para nós, como representantes de hotéis, é importante podermos passar essas informações para o nosso público e alimentar essa história, além de divulgar o quanto a cidade é rica em atrativos e belezas naturais. Isso só tem a agregar ao turismo. Acredito que a médio prazo estaremos colhendo frutos e, se Deus quiser, Pinda será uma referência para o turismo”, declarou Francisco Flavio Basileu Quadros, do Hotel Fazenda Pé da Serra.

Publicidade