Início Variedades Poliedro lista cinco dicas para organizar os estudos ao longo do período...

Poliedro lista cinco dicas para organizar os estudos ao longo do período de férias

Foto ilustrativa/ divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

O momento é importante para o descanso físico e psicológico, mas estudantes devem reservar algum tempo para não perder o ritmo de estudos 

Chegou um dos momentos mais esperados do ano: as férias. É hora de descansar e praticar as atividades que mais gosta. Mas, para aqueles que estão enfrentando a trajetória de preparação para os vestibulares, é importante também reservar algum tempo para os estudos. Parar totalmente de estudar pode dificultar a retomada do ritmo quando as aulas voltarem e, principalmente, faz com que o estudante perca uma grande oportunidade de fazer ajustes importantes e revisões que não foram possíveis no dia a dia. 

Chegou um dos momentos mais esperados do ano: as férias. É hora de descansar e praticar as atividades que mais gosta. Mas, para aqueles que estão enfrentando a trajetória de preparação para os vestibulares, é importante também reservar algum tempo para os estudos. Parar totalmente de estudar pode dificultar a retomada do ritmo quando as aulas voltarem e, principalmente, faz com que o estudante perca uma grande oportunidade de fazer ajustes importantes e revisões que não foram possíveis no dia a dia. 

De acordo com a coordenadora de Orientação Educacional do Poliedro Curso, Maria Pereira, há benefícios em reservar algumas horas por dia para se dedicar aos estudos. “Sem as aulas diárias e, em alguns casos, com mais horas de sono, é possível descansar e ao mesmo tempo aproveitar para se dedicar a alguns tópicos que não puderam ser estudados, aprofundados ou relembrados ao longo do semestre”, explica. 

Para manter a preparação ao longo das férias, o planejamento é essencial. “Caso tenha três semanas de férias, o estudante pode aproveitar a primeira para colocar a matéria em dia, corrigir simulados e traçar um cronograma de revisão. Na segunda, pode se desconectar totalmente dos estudos, e, na terceira, começar a rever as matérias”, diz a coordenadora. 

É claro que tudo depende das necessidades de cada aluno. “É importante avaliar qual o seu nível de cansaço e como está a sua disposição. Se precisar de um descanso maior, não se preocupe! O mais importante é o bem-estar para chegar na hora das provas com energia total”, completa.  

Confira abaixo cinco dicas para se organizar ao longo do período: 

  1. Encontre um local apropriado para estudar   
      

Opte por um lugar silencioso, em que possa reunir todos os livros, cadernos e materiais que precisa. O principal é evitar distrações. Desligar os aparelhos eletrônicos ou silenciar os celulares pode ajudar bastante neste sentido. Outro ponto importante é avisar a família e os amigos sobre a relevância de manter uma rotina de estudos nesse período, assim, pode evitar possíveis interrupções. 

  1. Não deixe de se divertir  

Mesmo com o isolamento social, é importante que aproveite as férias para relaxar e realizar atividades das quais goste. Pratique alguma atividade física, visite parques onde seja possível cumprir com o distanciamento social, aproveite para estar com a família e com os animais de estimação, organize encontros virtuais com os amigos… As possibilidades são diversas!   

  1. Crie um plano de estudos equilibrado  

É hora de focar nos conteúdos que tem mais dificuldade e que são mais recorrentes nos vestibulares, mas é importante buscar um equilíbrio para que as férias, que deveriam ser um momento de descanso, não fiquem exaustivas. Assim, não é necessário manter o mesmo ritmo do período de aulas, isto é, estudar durante o período em que seriam suas aulas e durante o tempo em que faria as tarefas. Outra recomendação é evitar estudar aos domingos. Intercalar as matérias também pode ajudar a evitar desgastes.  

Tenha sempre em mente que é importante conseguir descansar para iniciar o segundo semestre com ânimo total.  

  1. Invista na revisão  
      

Antes de retomar as atividades do colégio ou cursinho, aproveite para revisar os conteúdos do primeiro semestre. Dedique-se ainda mais aos temas que considerar mais complexos e anote todas as dúvidas para levá-las aos professores. Assim, pode seguir o segundo semestre com mais confiança.  

  1. Cuide da sua saúde física e emocional. Não se cobre demais!   

Este é o momento de retomar o fôlego para prosseguir no segundo semestre com mais disposição e maior equilíbrio emocional. Conversar com os amigos e com os familiares pode ajudar bastante, assim como ter uma alimentação equilibrada, beber bastante água, praticar atividade física e ter boas noites de sono.   

Ferramentas e atividades como psicoterapia, aulas de yoga e meditação e exercícios de respiração e concentração também podem auxiliar os vestibulandos neste momento. Mesmo com as limitações da pandemia, é possível participar de grupos on-line e usar aplicativos que auxiliam bastante no relaxamento e aumentam o potencial de concentração.  

Sobre o Poliedro Curso   

O Poliedro Curso, com unidades em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, além de turmas on-line que atendem estudantes de todo o País, oferece uma metodologia única, que envolve qualidade acadêmica diferenciada, acompanhamento individual e apoio ao aluno na gestão do tempo dentro e fora de sala de aula, ajudando cada estudante em sua evolução para a conquista de algo maior para si e para o mundo.    

O Poliedro Curso é líder em aprovações nos processos seletivos mais desejados do País e tem nos resultados dos vestibulares e do Enem/Sisu a comprovação da excelência de sua metodologia. Em 2020, os estudantes do Poliedro conquistaram 1.578 aprovações no Enem/Sisu 2020 (todos os cursos). Em 2021, os alunos conquistaram novamente a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (72 aprovados) e obtiveram, pelo sexto ano consecutivo, a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP (71 aprovados), além da maior aprovação do País na Medicina do Einstein (124 aprovados), no ITA (82 aprovados) e no IME (145 aprovados).    

Para mais informações, acesse o sitewww.cursopoliedro.com.br

Publicidade