Início Variedades Mais de 1.000 pessoas participam dos encontros on-line do projeto Caixola de...

Mais de 1.000 pessoas participam dos encontros on-line do projeto Caixola de Histórias na Via Dutra

Foto: Lairton Carvalho
Publicidade

Apresentado pelo Instituto CCR, no trecho administrado pela CCR NovaDutra, o projeto realizou encontros para a contação de histórias

O projeto Caixola de Histórias para Ler e Ouvir, apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, no trecho da Concessionária CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, reuniu 1.037 artistas locais e população nos encontros on-line realizados nas cidades de Guararema (SP), Taubaté (SP), Cruzeiro (SP), Lorena (SP) e Queimados (RJ).

Durante as atividades, foram realizadas oficinas de contação de histórias por videoconferências. Os artistas apresentaram histórias regionais que foram recolhidas e disponibilizadas no canal do YouTube do Caixola. Foram mescladas técnicas de radioteatro e ações educativas, resultando na criação de uma cena inédita por cidade, com o objetivo de resgatar histórias da cultura popular e levar arte e informação para o público, além de integrar artistas e educadores das cidades envolvidas.

“É muito importante fomentarmos as histórias regionais. As cidades que cortam a via Dutra têm uma rica cultura que deve ser apresentada em projetos como o Caixola de Histórias. Com essas ações on-line, realizadas pelo Teatro a Bordo, resgatamos diversas contações e histórias, que foram apresentadas por artistas e educadores das cidades”, afirma Jair Xavier, Gerente de Relações Institucionais na CCR NovaDutra.

Com a finalização da itinerância on-line pelos municípios, o projeto Caixola de Histórias também irá transformar as histórias em um livro, que serão distribuídos para as cidades participantes e disponibilizadas para bibliotecas, escolas e centros culturais, até o fim deste ano. O Teatro a Bordo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, no trecho da Concessionária CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além do apoio das prefeituras locais.

Publicidade