Início Pindamonhangaba Hospital Campanha é desativado e volta a ser Upa do Araretama na...

Hospital Campanha é desativado e volta a ser Upa do Araretama na 2ª feira em Pinda

Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

O Hospital Campanha montado no Araretama será desativado e voltará a ser “UPA do Araretama” a partir das 7 horas de segunda-feira (19). O local havia se transformado em Hospital Campanha no fim de março devido ao número crescente, na ocasião, de casos de Covid-19 e da necessidade de leitos de enfermaria e de UTI.
Agora, a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba tomou a decisão em virtude da queda contínua da ocupação dos leitos de UTI e enfermaria, que hoje operam na casa de 50% cada um.

Com a desativação do Hospital Campanha, as pessoas da região do Araretama que apresentarem sintomas relacionados a Covid-19 deverão procurar o gripário do centro. Da mesma forma, o local voltará a funcionar como UPA, podendo atender os demais casos de saúdem, beneficiando moradores.

A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, explicou que a possibilidade tem sido avaliada nas últimas semanas, quando Pindamonhangaba vem apresentando uma redução significativa do número de internações por Covid-19. “Esses números são analisados dia a dia e, em virtude, da queda das internações, podemos tomar essa decisão. Isso foi debatido de forma estratégica entre as equipes de saúde, que tratam diretamente da pandemia por Covid, e com a participação do prefeito, Dr. Isael Domingues, que também é médico e está muito alinhado com o tema”.

Ana Cláudia afirmou que, se houver necessidade, o local voltará a ser Hospital Campanha. “Pelos números da pandemia hoje e pela situação do município, alinhado ao avanço da vacinação, que tem se demonstrado eficiente em relação à queda de casos e de internação, tudo leva a crer que não precisaremos retomar a UPA à condição de Hospital Campanha. No entanto, caso os números da pandemia venham a crescer, bem como a necessidade de leitos de UTI ou enfermaria, podemos sim voltar a ser como Hospital”, finalizou.

Publicidade