Início Variedades Como se preparar para o Exame de Certificação do Ensino Fundamental e...

Como se preparar para o Exame de Certificação do Ensino Fundamental e Médio

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

As palavras “exame”, “prova” entre outros sinônimos às vezes assusta, porque nem sempre, e na maioria das vezes, as pessoas têm disciplina para estudar ou até mesmo não sabem como se organizar. O resultado são inúmeras reprovações, uma atrás da outra, decepções e frustrações. 

Para que isso não aconteça, vamos dar aqui algumas dicas para que você se saia bem no ENCCEJA e comece, daqui em diante, a trilhar um caminho de sucesso e vitórias.

Para começar, vamos entender o que é o ENCCEJA: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que também aplica as provas do ENEM (exame nacional do ensino médio), é o responsável pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e este existe desde 2002.

Este exame serve para certificar as competências e os conhecimentos de pessoas jovens e adultas que não tenham concluído o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. 

O ENCCEJA é realizado pelo INEP em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação e sua certificação pode ser usada para ingresso nas faculdades, mesmo sem ter concluído as  etapas escolares anteriores regularmente. O exame é constituído de quatro provas, cada uma equivalente a uma etapa escolar,  com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. 

O Exame é dividido entre as disciplinas de: Inglês e Espanhol, Filosofia e Sociologia, Língua Portuguesa com redação, História, Geografia, Ciências Naturais, Matemática, Artes e Educação Física para o ensino fundamental e as disciplinas de Matemática, Artes e Educação Física, Geografia, História, Filosofia e Sociologia, Química, Física e Biologia, Língua portuguesa com redação, Inglês e Espanhol, para o ensino médio. 

As provas são aplicadas em um domingo, das 9h às 13h e a tarde, entre 15h30 e 20h30 da seguinte forma: duas provas pela parte da manhã e duas provas pela parte da tarde. Para garantir a aprovação, basta acertar, no mínimo, 12 questões em cada uma das provas.

Veja: Inep remarca provas do Encceja 2020 para agosto de 2021

Onde encontrar o material de estudo?

Na própria página do INEP você pode encontrar o material didático, composto de oito volumes de orientações para o estudante,sendo quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio, além de um volume introdutório com dicas e orientações gerais. No YouTube você também poderá encontrar em vários canais videoaulas com dicas fantásticas, inteiramente grátis.

Mas como se preparar para o exame?

Agora que já sabemos o que é o ENCCEJA vamos a algumas dicas para obter o sucesso e a tão sonhada aprovação, rumo ao ensino superior: 

Faça simulados: pegue as provas passadas e treine. Treine bastante. Conheça como as questões costumam se apresentar.

Cronograma de estudos: para não ir estudando tudo o que você vê pela frente, selecione os conteúdos que você tem mais dificuldade, ou os que acha mais relevantes. Esteja atualizado para compreender o que pode cair na prova do ENCCEJA. Com o cronograma, a cada dia você irá vencer um conteúdo ou capítulo de determinado livro ou assunto, absorvendo tudo o quanto necessário.

Mantenha uma rotina equilibrada: mesmo com o cronograma, a rotina precisa ser equilibrada de maneira geral, como por exemplo seu sono, sua alimentação e o seu lazer. É importante lembrar que somos um todo e o emocional interfere bastante nessas horas.

Com nossas dicas, você vai acessar os conteúdos de forma equilibrada e conquistar a aprovação tão sonhada! Bons estudos!

Publicidade