Início São José dos Campos Comissão avalia estudos que vão embasar concessão do aeroporto de São José...

Comissão avalia estudos que vão embasar concessão do aeroporto de São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos publicou o relatório da comissão que avaliou os estudos técnicos que vão embasar a futura concessão do Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf.

Também foi dada publicidade dos apontamentos feitos ao documento pela comissão de avaliação, formada por membros da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, da Assessoria de Projetos Especiais e da sociedade civil, como Luiz Antônio Tozi, diretor da Fatec de São José dos Campos; Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), e Julio Shidara, presidente da AIAB (Associação da Indústrias Aeroespaciais do Brasil).

Os estudos foram elaborados pelo consórcio GCA (Grupo de Consultores em Aeroportos). O outro consórcio pré-selecionado não apresentou sua proposta.

De acordo com o documento, que possui cerca de 1.700 páginas e mais anexos, os estudos estão baseados em quatro grandes capítulos: engenharia e afins, estudo de mercado, estudo ambiental e avaliação econômico-financeira.

A íntegra dos estudos segue agora para a Secretaria de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, que também fará apontamentos e vai sugerir eventuais ajustes.

Cronograma

Depois dessa etapa, os estudos para concessão do aeroporto serão apresentados à população por meio de audiências públicas. A previsão é de que isto ocorra agora em agosto.

A entrega dos estudos técnicos é mais uma etapa importante na concessão do aeroporto, municipalizado em dezembro de 2020 por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura.

O relatório da comissão e os apontamentos podem ser consultados na página da Prefeitura de São José dos Campos através do link ou no site do PPI, no menu Legislação.

A expectativa é de que as audiências públicas sejam realizadas no mês de agosto com o lançamento do edital de concorrência pública em setembro.

A previsão é de que todo o processo seja concluído ainda este ano. A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Municipalização

Após 25 anos de tentativas, a Prefeitura de São José dos Campos obteve a municipalização do aeroporto em dezembro do ano passado.

Com capacidade para receber até 2,7 milhões de passageiros por ano, o terminal recebeu em 2013 investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização.

O aeroporto tem um enorme potencial de mercado para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.

Publicidade