Início São José dos Campos Educação prepara nova fase de aulas presenciais no 2º semestre em São...

Educação prepara nova fase de aulas presenciais no 2º semestre em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

As escolas municipais de São José dos Campos se preparam para o segundo semestre de aulas presenciais com novidades. A partir do próximo dia 2 de agosto, as escolas poderão atender conforme a capacidade física de cada unidade, respeitando um metro de distância entre cada aluno e o atendimento integral irá retornar presencialmente na Efeti (Educação Infantil e na Educação de Formação em Tempo Integral).

Todos os protocolos do Plano São Paulo contra a covid-19 continuarão em vigor. As equipes das escolas irão se organizar conforme a medição e adaptação das salas de aulas e ambientes comuns para a nova fase do Plano Municipal de Retomada das Aulas.

Publicidade

A Educação é um serviço essencial e acontece presencialmente em São José desde o último dia 8 de fevereiro, priorizando o atendimento seguro de todos e o aprendizado dos estudantes.

Acolhida e Adaptação

A partir desta terça-feira (6), as escolas entram em recesso escolar, que vai até o próximo dia 20 de julho. Entre os dias 21 e 30 de julho será feita adaptação e acolhida dos alunos e equipes.

O atendimento presencial continua sendo opcional, decisão que cabe às famílias e responsáveis dos estudantes.

Todas as atividades remotas ficam disponíveis no aplicativo Google Sala de Aula e no portal edusjc.

Cuidados

Além dos protocolos do Plano São Paulo e da Vigilância Sanitária, as Unidades Escolares recebem, desde o início do ano letivo, orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, EPI’s (com álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e máscaras), e sanitização frequente dos locais.

A equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania realiza o acompanhamento de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 em toda a rede de ensino, entre alunos e funcionários, pela tecnologia BI (Business Intelligence) e por contato com as escolas, feito pela Supervisão de Ensino.

Escolas abertas

Com o retorno das atividades presenciais, em fevereiro, o foco inicial foi na acolhida segura nas escolas e no diagnóstico avaliativo.

Na sequência, foi feito o revezamento de turmas, uma sugestão de profissionais da Educação, visando o melhor aproveitamento dos alunos nos momentos presenciais.

Agora, o novo formato de aulas será estendido a todas as escolas da rede, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Importante

• O limite de presença será conforme a capacidade física da escola/sala de aula

• Para definir o número de alunos por sala será respeitado o distanciamento de um metro entre cada aluno

• As aulas presenciais permanecem sendo opcionais (as famílias dos alunos decidem)

• O Plano São Paulo e todos os protocolos sanitários permanecem sendo respeitados, com rigor no acompanhamento

• A merenda será servida no refeitório, seguindo os protocolos e regras sanitárias

• O recesso escolar vai de 6 a 20 de julho. Entre os dias 21 e 30 de julho será o período de adaptação e organização das escolas. A nova fase do Plano começa a partir do próximo dia dia 2 de agosto

• Todas as atividades remotas ficam disponíveis no aplicativo Google Sala de Aula e no portal edusjc

• Educação é serviço essencial. Em São José, as escolas oferecem aulas presenciais desde o último dia 8 de fevereiro de 2021, seguindo as normas do Plano Municipal de Retomada da Educação