No Senac Pindamonhangaba, Ensino Médio Técnico em Informática prepara jovens para o mercado de tecnologia
Um estudo da International Data Corporation (IDC) Brasil aponta que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil deve crescer 7% em 2021, mesmo sob o impacto da pandemia. Considerando apenas o mercado de TI, a previsão de alta é de 11%. O aquecimento do setor é reflexo da transformação digital provocada pelo isolamento social, que impulsionou as vendas do varejo pelo e-commerce, o uso de chatbots para atendimento remoto, a demanda pelas plataformas de videoconferência e de streaming de jogos.
Com o mercado em plena expansão, as empresas começam a reforçar o quadro de funcionários. “Ao mesmo tempo em que a pandemia desempregou muitos trabalhadores, ela acelerou a digitalização de diferentes negócios, que precisaram garantir o funcionamento de seus servidores, bancos de dados e demais ferramentas ligadas à tecnologia, aumentando a demanda por profissionais de TI”, afirma Wesley Novaes Fioreze Costa, professor do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Pindamonhangaba.
Os especialistas em segurança de dados, redes, sistemas e nuvem, arquitetura de nuvens, dados, desenvolvedores e em suporte técnico estão entre os mais requisitados no mercado. Mas para ocupar uma vaga, o candidato deve apresentar mais do que habilidades técnicas. “O profissional de TI trabalha com equipes, clientes, chefes e subordinados. Por isso, saber lidar com a pluralidade é uma qualidade essencial. Muitas empresas têm sentido falta de colaboradores que saibam ‘trabalhar com pessoas’, que tenham comunicação eficaz e flexibilidade”, destaca o professor.
Início da vida profissional
No setor de TI, quanto mais qualificado e pronto o candidato à vaga estiver, mais valor ele terá para empresa. O salário pode variar de R$ 3 a R$ 15 mil, dependendo da função desempenhada, da localidade e porte da empresa. Em Pindamonhangaba, os jovens interessados em seguir carreira nesse segmento encontram apoio no Senac, que desde 2019 oferece o Ensino Médio Técnico em Informática. Ao mesmo tempo em que a turma desenvolve as disciplinas normais do ensino médio, ela aprende uma profissão.
No fim de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mercado de trabalho. Após o primeiro ano, ele recebe o título de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores. No segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores. E, no terceiro ano, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Ao término do curso, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e, assim, iniciar de imediato sua vida profissional.
“A formação técnica é o primeiro passo para ingressar no setor de TI, no entanto, é de extrema importância estar disposto a continuar aprendendo, se atualizar, estudar, procurar novas certificações, porque sempre surgem novas tendências e soluções de segurança, implementação e armazenamento, que demandarão profissionais qualificados. Além disso, as empresas continuarão a buscar especialistas na área para implementar ferramentas de tecnologia inovadoras que melhorem a experiência de seus clientes”, conclui Wesley.
Senac Pindamonhangaba
Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP
Informações: www.sp.senac.br/pindamonhangaba
Facebook: www.facebook.com/senacpindamonhangaba
Instagram: www.instagram.com/senacpinda