Início Taubaté Defesa Civil de Taubaté abre inscrições para trabalho voluntário

Defesa Civil de Taubaté abre inscrições para trabalho voluntário

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Serviço não é remunerado e tem objetivo de envolver a sociedade nas ações promovidas pela Defesa Civil

A Defesa Civil de Taubaté está com inscrições abertas para voluntários que queiram ajudar nos trabalhos desenvolvidos por esses profissionais. Esta é uma ação que visa estimular a participação da sociedade civil como um todo com a coordenação do Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Qualquer pessoa pode se cadastrar como voluntário, o único pré-requisito é ser maior de 18 anos e ter boa saúde. Para se inscrever é necessário preencher o formulário de cadastro voluntário de pessoa física que se encontra no site da Prefeitura, na área da Secretaria de Segurança Pública, na aba da Defesa Civil ou através do link: https://bit.ly/2SeNphw.

O formulário tem como objetivo abastecer o banco de dados de voluntários cadastrados na Defesa Civil de Taubaté. Além de informações básicas, a ficha de inscrição tem perguntas mais específicas sobre conhecimentos pré-hospitalares, se a pessoa já recebeu algum treinamento da Defesa Civil e se tem cursos pertinentes á área.

Quando houver a necessidade do apoio dos voluntários, a Defesa Civil Municipal entrará em contato com as pessoas cadastradas. Algumas das atividades em que os voluntários podem atuar são na montagem de kits de materiais de ajuda humanitária, descarregar e entregar materiais para a população afetada, entre outras.

Se tornar voluntário da Defesa Civil é uma maneira da população em geral se envolver em atividades que ajudam a diminuir os danos causados por desastres naturais, como inundações e tempestades. Este serviço, que não é remunerado, tem uma grande relevância social, e atende ao que está previsto na Lei n° 9608, Lei do Voluntariado, de 18 de fevereiro de 1998.

Publicidade