Início Pindamonhangaba Covid-19: Nesta sexta-feira acontece a vacinação para pessoas com 51 anos ou...

Covid-19: Nesta sexta-feira acontece a vacinação para pessoas com 51 anos ou mais e outros públicos

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba informou que nesta sexta-feira (18), acontece a vacinação contra Covid-19 para pessoas com 51 anos ou mais e outros públicos.

Primeira dose

  • Pessoas com 51 anos ou mais e sem comorbidades: PSF Nova Esperança, PSF Cidade Nova, CISAS Moreira César, CIAF/Saúde da Mulher e Centro Dia do Idoso, das 8 às 11 horas e das 13 às 19 horas; UBS Ipê 2 somente das 8 às 11 horas.
  • Shopping Pátio Pinda, das 8 às 11h e das 13 às 16 horas: Trabalhadores da saúde (1ª e 2ª dose) de 18 anos ou mais; Estagiários da Saúde que realizam atendimento direto ao público, com 18 anos ou mais; trabalhadores de clínicas e consultórios (todos os profissionais e apoio) com 18 anos ou mais; cuidadores de idosos ou doulas de 18 anos ou mais; motoristas e cobradores de ônibus do transporte público.
  • Pessoas com comorbidades definidas pelo Estado com 18 anos ou mais; transplantados, pacientes de hemodiálise ou síndrome nefrótica ambos com 18 anos ou mais; pessoas com síndrome de down com 18 anos ou mais: Das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas: Centro Dia do Idoso, CIAF/Saúde da Mulher, CISAS Moreira César, PSF Nova Esperança e PSF Cidade Nova.
  • Bosque da Princesa (8h às 11h e das 13h às 15h) e UBS Ipê 2 (das 13h às 15h): Gestantes e puérperas com e sem comorbidades com 18 anos ou mais; profissionais da Educação Básica com 18 anos ou mais; e portadores de deficiência permanente com 18 anos ou mais.

Segunda dose

  • Coronavac / Butantan: Sala de vacinas CIAF / Saúde da Mulher: Gestantes e Puérperas, profissionais da Educação e idosos com 62 anos ou mais. Das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas.
  • AstraZeneca / Fiocruz: PSF Nova Esperança, PSF Cidade Nova, CISAS Moreira César, CIAF / Saúde da Mulher, Centro Dia do Idoso Vila Rica: Idosos de 77 anos ou mais, das 13 às 15 horas.

Regras gerais e específicas

  • Todos precisam levar um documento de identificação (RG ou CPF), comprovante de endereço e o termo de vacinação preenchido (disponibilizado no site da Prefeitura). Originais e cópias.
  • Os trabalhadores de clínicas, consultórios e profissionais de saúde precisam comprovação do vínculo empregatício e atividade. Os que já receberam a primeira dose na data anterior devem seguir a data anotada na carteirinha para a aplicação da segunda dose.
  • Os cuidadores de idosos e as doulas devem apresentar documentos, registro de trabalho ou declaração com todos os dados dos empregadores, como RG, CPF, endereço completo, telefone, assinatura.
  • Pessoas com síndrome de down, pacientes renais em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva) e transplantados em uso de imunossupressores precisam apresentar laudo médico referente ao tratamento/diagnóstico. Para os últimos, também é recomendável a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente. Originais e cópias.
  • Qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados. Originais e cópias. No caso de pacientes com hipertensão e que levarem a receita médica, ela deverá conter, no mínimo, o nome de dois medicamentos para controle da doença.
  • A orientação vale tanto para as pessoas na faixa etária quanto para as pessoas com down, em hemodiálise e transplantados.
  • As grávidas e as puérperas precisam levar a carteira de acompanhamento de pré-natal. As puérperas também precisam de cópia da certidão de nascimento do bebê.
  • Os trabalhadores da Educação devem se cadastrar no www.vacinaja.sp.gov.br/educacao com número do CPF, nome completo e e-mail. Um link é enviado ao e-mail indicado para validação e continuidade do cadastro. Após a conclusão, cada pessoa recebe um comprovante com QRCode para verificação de autenticidade, que deve ser apresentado no posto de vacinação juntamente com RG, CPF e comprovante de endereço. Caso a pessoa não localize o QRCode no e-mail, também é possível gerar o comprovante por meio do site, digitando o CPF e imprimindo o documento.
  • Os funcionários das empresas vinculadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos receberão um e-mail, enviado pela Prodesp, com um QRCode que servirá de comprovação para ser vacinado, junto com uma identidade funcional e documento pessoal.

Comorbidades definidas pelo Governo do Estado
As comorbidades definidas pelo Governo são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática/cirrose A, B ou C, HIV, AVC, doenças neurológicas, deficiência neurológica grave, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e doenças hereditárias degenerativas do sistema nervoso ou muscular.

Publicidade