A equipe da Vigilância em Saúde de Ubatuba se reuniu na tarde de quarta-feira, 9, com o diretor técnico do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), Maurilio Bianchi, e recebeu a notícia da antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 pelo governo do Estado para vários grupos.
Uma das principais mudanças é a antecipação e ampliação da vacinação de professores das redes pública e privada de educação básica, que vai abranger já os profissionais a partir dos 18 anos até os 46 anos de idade.
A imunização desse grupo será realizada entre os dias 14 e 18 de junho na sede da ETENF – Escola Técnica de Enfermagem, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30 – em dias específicos para profissionais que atuam na creche, educação infantil, fundamentais 1 e 2, ensino médio e EJA. É obrigatória a apresentação de certificação com QR code emitido a partir de cadastro no site Vacina Já Educação e validação por parte da diretoria da unidade escolar.
Atenção: os trabalhadores da educação de ensino superior neste momento não estão contemplados.
A ETENF fica na rua Cunhambebe, 468 – Centro. A secretaria municipal de Educação incentiva todos os profissionais das redes pública e privada a doarem também 1 quilograma de alimento não perecível, a ser destinado às comunidades carentes cadastradas junto à Assistência Social do município.
Pessoas de 47 a 59 anos sem comorbidades
A antecipação da vacinação contra a Covid-19 também incluirá demais trabalhadores na faixa etária de 47 a 59 anos, sem comorbidades. Dentro desse grupo, a Vigilância iniciará a vacinação do subgrupo de 55 a 59 anos a partir do dia 16 de junho nos quatro polos de vacinação em primeira dose disponíveis na cidade: Perequê-Açu e Maranduba, às segundas e terças, e Ipiranguinha e Cícero Gomes, às quartas e quintas, sempre das 8h30 às 16h30.
Gestantes e puérperas sem comorbidades
No caso de mulheres gestantes e puérperas sem comorbidades, não será mais necessária a prescrição e autorização médica para a administração da vacina contra a Covid-19. Basta comparecer a um dos quatro polos de vacinação apresentando o cartão de gestante, documento com foto e CPF. No caso das puérperas (mulheres até 45 dias de pós-parto), é necessário apresentar documento com foto e CPF e a certidão de nascimento do recém-nascido.
Segunda dose
Por enquanto, a segunda dose da vacina contra a Covid-19 continua sendo realizada somente por agendamento nas unidades de referência do paciente. No caso das unidades que são polos, a vacinação em segunda dose somente é agendada nos dias em que não há atendimento para primeira dose.
Calendário atualizado em 10/06 – PRIMEIRA DOSE
LOCAL: POLOS
Em andamento – Pessoas com comorbidade ou deficiência permanente com 18 anos ou +
A partir de 10 de junho – Grávidas ou puérperas com 18 anos ou + sem comorbidades
A partir de 16 de junho – Pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidades
LOCAL: ETENF – Profissionais da EDUCAÇÃO BÁSICA de 18 a 46 anos
2ª feira, 14 de junho – Profissionais das creches
3ª feira, 15 de junho – Profissionais da educação infantil
4ª feira, 16 de junho – Profissionais da educação fundamental 1
5ª feira, 17 de junho – Profissionais da educação fundamental 2
6ª feira, 18 de junho – Profissionais do ensino médio e EJA
OUTROS GRUPOS
14 de junho – Trabalhadores do Aeroporto Gastão Madeira, às 14 horas, no local