Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos lança Programa Recupera Alfabetização

Prefeitura de São José dos Campos lança Programa Recupera Alfabetização

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

O Programa Recupera acontece nas 48 escolas municipais de São José dos Campos e, a partir da próxima semana, terá novidades: o Recupera Alfabetização. A partir desta quinta-feira (10), as escolas recebem kits com jogos didáticos preparados exclusivamente para as turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

O material aborda Português e Matemática, com atividades para serem feitas em casa e será distribuído aos alunos a partir da próxima quarta-feira (16).

Cerca de 8.500 estudantes, com idades entre 6 e 7 anos, serão beneficiados com os jogos do Recupera Alfabetização. A cada bimestre os jogos serão renovados.

O Recupera faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 e conta com 94 novos professores, que foram contratados para o reforço nas escolas.

Com recuperação intensiva e paralela, além de plantões aos sábados e os jogos de Alfabetização, o novo programa intensifica as ações pedagógicas para minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos.

Foto: Adenir Britto/PMSJC

Alfabetização

Trilha numérica, Trilha do Alfabeto e Corpo Humano são os jogos disponíveis no kit do Recupera Alfabetização que chegarão às mãos das crianças da rede municipal nos próximos dias.

Cada jogo tem um QR Code com link para vídeos explicativos, material de apoio e cartinha de orientações aos pais e responsáveis.

Na Alfabetização, a rede de ensino municipal conta com o segundo professor em sala de aula, um apoio a mais nas escolas para essa importante fase dos anos iniciais.

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, “os jogos do Recupera são mais um material de apoio para as famílias e os alunos, para momentos de lazer e aprendizado em casa, tudo organizado e preparado pela equipe pedagógica”.

Recuperação

Todos os alunos da rede foram colocados em Recuperação Paralela, em todas as áreas de conhecimento. A recuperação acontece no período de aula normal. 

Aqueles estudantes que foram identificados com defasagem e dificuldades de aprendizagem serão atendidos no contraturno escolar para a Recuperação Intensiva. Estes alunos receberão materiais específicos e terão um plano de aprendizagem personalizado, conforme suas necessidades.

As turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental participam, até o próximo dia 18, da segunda Avaliação Diagnóstica, que acontece em dois dias com questões de Português e Matemática.

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade