Início São José dos Campos Parque Vicentina Aranha instala paraciclo para frequentadores em São José dos Campos

Parque Vicentina Aranha instala paraciclo para frequentadores em São José dos Campos

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

As obras tiveram início no último dia 20 de maio e foram concluídas no mês de junho

A AFAC, entidade gestora do Parque Vicentina Aranha, iniciou no último dia 20 de maio as obras para a instalação de um paraciclo nas dependências do espaço. As obras estão sendo realizadas pela URBAM, com o aval da Prefeitura e foram finalizadas nesta semana.

O paraciclo é um suporte físico onde a bicicleta é presa, com uma estrutura mais simples que a de um bicicletário. Com acesso livre e gratuito, a estrutura deve trazer mais praticidade para os frequentadores do parque que desejam encostar e prender suas bicicletas.

Serão instalados 11 dispositivos tubulares, fixados no piso, podendo atender até 22 bikes. O proprietário da bicicleta deverá levar sua própria corrente e cadeado para fixação na estrutura.

De acordo com Felipe Ferri, arquiteto e urbanista responsável pelas obras de conservação e restauro do Parque, a instalação vem para atender uma demanda do município que hoje conta com uma malha cicloviária com mais de 150km de extensão. “Há uma antiga e crescente demanda, que vem sendo monitorada pela administração do parque, para que fosse disponibilizado um local adequado para o ciclista estacionar e prender sua bicicleta durante sua permanência nas dependências do espaço. Decidiu-se, portanto, atender à esta demanda existente, de modo a contribuir para o incremento da infraestrutura cicloviária do município, para fomentar a utilização da bicicleta como modal de transporte e, por fim, oferecer mais conforto aos frequentadores do Parque Vicentina Aranha”, diz.

Localizado ao lado da portaria do Parque, a armação terá acesso externo, direto pela via pública.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do Munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão, desde 2011, a cargo da AFAC- Organização Social de Cultura, a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Latécoère do Brasil, Hospital Ortopédico Orthoservice, Sabin Medicina Diagnóstica, Concessionária Tamoios, Byofórmula Farmácia; Apoio da Vale Cloud e promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Site: https://www.pqvicentinaaranha.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/parque_vicentina/ 

Facebook: https://www.facebook.com/parquevicentinaaranha 

Youtube: https://www.youtube.com/parquevicentinaaranha

Publicidade