Início São José dos Campos Parque Vicentina Aranha instala paraciclo para frequentadores em São José dos Campos

Parque Vicentina Aranha instala paraciclo para frequentadores em São José dos Campos

As obras tiveram início no último dia 20 de maio e foram concluídas no mês de junho

A AFAC, entidade gestora do Parque Vicentina Aranha, iniciou no último dia 20 de maio as obras para a instalação de um paraciclo nas dependências do espaço. As obras estão sendo realizadas pela URBAM, com o aval da Prefeitura e foram finalizadas nesta semana.

Publicidade

O paraciclo é um suporte físico onde a bicicleta é presa, com uma estrutura mais simples que a de um bicicletário. Com acesso livre e gratuito, a estrutura deve trazer mais praticidade para os frequentadores do parque que desejam encostar e prender suas bicicletas.

Serão instalados 11 dispositivos tubulares, fixados no piso, podendo atender até 22 bikes. O proprietário da bicicleta deverá levar sua própria corrente e cadeado para fixação na estrutura.

De acordo com Felipe Ferri, arquiteto e urbanista responsável pelas obras de conservação e restauro do Parque, a instalação vem para atender uma demanda do município que hoje conta com uma malha cicloviária com mais de 150km de extensão. “Há uma antiga e crescente demanda, que vem sendo monitorada pela administração do parque, para que fosse disponibilizado um local adequado para o ciclista estacionar e prender sua bicicleta durante sua permanência nas dependências do espaço. Decidiu-se, portanto, atender à esta demanda existente, de modo a contribuir para o incremento da infraestrutura cicloviária do município, para fomentar a utilização da bicicleta como modal de transporte e, por fim, oferecer mais conforto aos frequentadores do Parque Vicentina Aranha”, diz.

Localizado ao lado da portaria do Parque, a armação terá acesso externo, direto pela via pública.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do Munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão, desde 2011, a cargo da AFAC- Organização Social de Cultura, a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Latécoère do Brasil, Hospital Ortopédico Orthoservice, Sabin Medicina Diagnóstica, Concessionária Tamoios, Byofórmula Farmácia; Apoio da Vale Cloud e promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Site: https://www.pqvicentinaaranha.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/parque_vicentina/ 

Facebook: https://www.facebook.com/parquevicentinaaranha 

Youtube: https://www.youtube.com/parquevicentinaaranha

Publicidade