Início Jacareí Numen Produtora abre as inscrições para oficina de documentário para alunos de...

Numen Produtora abre as inscrições para oficina de documentário para alunos de Jacareí

Foto ilustrativa/Shutterstock/divulgação
Publicidade

O projeto incentiva a produção de mini-documentários sobre sustentabilidade

A produtora cultural Numen, que tem como objetivo utilizar a arte como vetor de transformação social, urbana e ambiental, abre, na sexta-feira (11), inscrições para o Docs Sustentáveis, projeto gratuito e online que tem como intuito a produção de mini-documentários com temas relacionados à sustentabilidade. São 80 vagas destinadas a alunos entre 14 e 18 anos matriculados na rede pública de ensino de Jacareí. As inscrições ficam abertas até 31 de julho.

Ainda na primeira etapa do projeto, a Numen  disponibilizará 07 vídeo-aulas de introdução sobre os processos e recursos cinematográficos para a produção de mini-documentários em smartphones. As aulas, que contarão com participação de um intérprete de libras, duram cerca de 08 minutos cada e serão disponibilizadas gratuitamente no canal do YouTube entre os dias 14 e 28 de junho.  Assim que os estudantes concluírem as vídeo-aulas, eles terão acesso a um e-book explicativo e um formulário de inscrição nas oficinas online. 

Após a matrícula, os estudantes participarão de aulas teóricas online sobre a produção de mini-documentários que abordem o tema sustentabilidade. Para melhor aproveitamento, os alunos devem possuir smartphones e acesso à internet em suas casas.  A carga horária total é de 27 horas, com 15 encontros virtuais com 1h30 de duração cada. Turmas matutinas e vespertinas serão abertas, e cada uma participará de 03 aulas por semana, às segundas, quartas e sextas. De manhã, as classes se reúnem das 9h às 10h30, e a tarde, das 15h às 16h30. Essa etapa ocorrerá  entre os dias 09 de agosto e 10 de setembro e tem o intuito de fornecer recursos e aprendizado para que os alunos criem o próprio mini-documentário sobre sustentabilidade. 

Ao final do curso, 08 produções serão selecionadas para serem apresentadas no evento final do projeto, ficando disponível para acesso, posteriormente, pelo YouTube,  com legendagem descritiva. Além disso, para todos os participantes será fornecido certificados de participação. “Ao fornecer esse aprendizado artístico, abrimos oportunidades futuras no mercado de trabalho para os participantes. Além disso, é importante dar voz a produções audiovisuais da juventude”, explica Jonas Zilberleib, co-criador da Numen. 

O evento final será realizado através de uma live no YouTube, para ampliar a acessibilidade dos materiais produzidos. A transmissão está prevista para ocorrer no dia 23 de outubro, e, além dos curtas selecionados, depoimentos dos alunos também irão ao ar. O Docs Sustentáveis é patrocinado pela Colgate, realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com apoio da Diretoria de Ensino Jacareí e da Fundação Cultural de Jacarehy. 

Sobre a Numen

Sediada em Campinas, SP, a Numen Produtora atua no país todo, realizando projetos de sustentabilidade, urbanismo e cultura. Através de estudos sociais, a produtora estuda a demanda de cada cidade que atua, escolhendo a dedo quais iniciativas seriam mais benéficas para a comunidade. O seu intuito é levar recursos e ferramentas para a população seguir a realizar ações de transformação social após a realização dos projetos. 

Mídias Sociais da Numen:

Instagram: https://www.instagram.com/numenprodutora/

Facebook: https://www.facebook.com/numenprodutora/

Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCSOuxJhj1-4gHktQEthz-bA

Site: https://numenprodutora.com.br

Publicidade