Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos orienta e intensifica fiscalização após novo...

Prefeitura de São José dos Campos orienta e intensifica fiscalização após novo decreto

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

Às vésperas da entrada em vigor do novo decreto municipal com medidas mais restritas para conter a propagação da covid, a Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta terça-feira (1º) e quarta (2) conscientização dos comerciantes e lojistas.

As novas ações serão necessárias para conter a velocidade de disseminação do vírus e, desta vez, incluem os serviços considerados essenciais em outros decretos. O intuito é reduzir a circulação de pessoas pela cidade, inclusive com o fechamento das grandes lojas.

As equipes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) estiveram nos estabelecimentos orientando sobre o que será permitido e o que estará proibido desta quinta-feira (3) a domingo (6).

Desde o registro dos primeiros casos do coronavírus, já foram realizadas mais de 7.000 visitas de conscientização.

Fiscalização

Desta quinta até o domingo, a fiscalização será realizada através de uma força-tarefa integrada pelos agentes do DFPM, guardas civis municipais, policiais militares, agentes de Mobilidade Urbana e agentes da Vigilância Sanitária municipal.

Apenas no último final de semana foram aplicadas 51 multas, no valor total de R$ 281.800, por descumprimento às regras sanitárias e aos decretos municipais e estaduais de combate ao coronavírus.

As fiscalizações têm sido realizadas diariamente desde o registro dos primeiros casos da covid-19 em São José, em março do ano passado, mas foram ampliadas ainda mais devido ao avanço da doença nos últimos dias.

Neste momento em que os leitos dos hospitais estão com lotação quase total, a Prefeitura pede à sociedade que colabore e redobre os cuidados, evitando aglomerações, usando máscaras e reforçando as medidas de higiene.

Apoio popular

As ações preventivas integradas de combate às aglomerações realizadas através do programa São José Unida.

A população pode denunciar festas clandestinas, aglomerações em vias públicas e descumprimentos das regras do Plano São Paulo através dos canais oficiais: 153 (GCM) e 190 (PM).

O novo decreto

O que pode funcionar cumprindo todos os protocolos

• Estabelecimentos comerciais, como mercados, pet shops e lojas com área (de loja) igual ou inferior 250m²

• Bares, restaurantes, padarias e similares: Até as 13h para atendimento presencial (após esse horário, apenas no sistema drive-thru e delivery)

• Academias, salões de beleza e barbearias, desde que seguindo todos os protocolos de higiene

• Lojas em shoppings centers: só poderão funcionar aquelas com metragem igual ou inferior a 250m², das 8h às 13h (as áreas de alimentação seguirão o mesmo período de funcionamento)

• Cultos religiosos estão liberados somente na quinta-feira (3): de sexta (4) a domingo (6), celebrações com a presença no público não serão permitidas (orações individuais estão autorizadas)

Ficam totalmente proibidas

• Atividades de lazer, como teatros, cinemas e futebol society

Penalidade

O descumprimento das restrições e medidas estabelecidas no decreto 18.674 serão passíveis de interdição temporária do estabelecimento por 15 dias, além de multa.

Ocupação

No último domingo (30), o Hospital Municipal atingiu 201 pessoas internadas com covid, número mais alto desde o início da pandemia. Em janeiro, durante a segunda onda, o maior registro foi de 138 pacientes.

Ampliação

A Prefeitura de São José dos Campos já comprou 10 respiradores e vai adquirir mais 10. Além disso, 20 novos leitos de UTI no Hospital Municipal estão sendo criados na ala destinada aos pacientes de covid.

Com a nova expansão, que já começou a ser realizada e faz parte do plano de contingência, a unidade passa a ter 198 ventiladores pulmonares e 206 leitos – 96 de unidade de terapia intensiva e 110 de enfermaria.

Publicidade