Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba comemora o Dia do Meio Ambiente com agenda inédita e inovadora

Pindamonhangaba comemora o Dia do Meio Ambiente com agenda inédita e inovadora

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Pindamonhangaba comemora neste dia 5 de junho, sábado, o Dia Mundial do Meio Ambiente com excelentes pautas e ações inovadoras que estão sendo colocadas em prática pela Prefeitura Municipal. A agenda de boas práticas ambientais vem sendo trabalhada pelo município através de várias frentes de trabalho que vão desde o plantio de árvores até um projeto inovador de pagamento por serviços ambientais, que está em tramitação na Câmara de Vereadores.

Recentemente, o município assumiu a vice-presidência do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), através da participação da secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, possibilitando a busca de maior proteção dos rios que cortam o município e de recursos do Estado para seus projetos.

Publicidade

Outro trabalho em pauta objetiva o fortalecimento das ações de fiscalização Ambiental, com possibilidade de um convênio entre a Polícia Ambiental e a Prefeitura para o desenvolvimento da atividade delegada no município. Recentemente, a Polícia Ambiental realizou atividades para coibir a invasão e a exploração ilegal no Parque do Trabiju, que é uma Unidade de Conservação de proteção integral. O local está sendo alvo também de um processo de regularização fundiária que permitirá ao município realizar grandes avanços no Parque.

A recomposição e plantio de novas árvores é outra meta permanente da pasta. Somente neste mês de maio, Pindamonhangaba contabilizou mais de 200 mudas plantadas ao longo de todo o anel viário em quatro trechos distintos, que receberam 54 árvores da espécie algodoeira, 32 mulungú, 45 ingá, 40 araçá amarelo e 54 palmeiras imperiais.

Pindamonhangaba também se associou a Anamma – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente -, fortalecendo as ações intermunicipais, almejando a criação de um consórcio intermunicipal para a municipalização do licenciamento ambiental.

Recentemente, o município deflagrou uma campanha de conscientização junto à população para o incentivo da prática da separação e destinação correta do lixo reciclável, recolhido diariamente em domicílio, destinando o material para duas cooperativas de catadores, que estão recebendo apoio e atenção para sua regularização oficial.

Outra ação importante está sendo a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P que é uma ação voluntária, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, com o qual o município já assinou o termo de adesão.
Outros assuntos que serão anunciados em breve pela Secretaria de Meio Ambiente são relacionados às ações de logística reversa, possibilitando o recolhimento e destinação correta de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, óleos diversos, pilhas, baterias entre outros materiais que o município irá trabalhar, trazendo grandes vantagens econômicas e ambientais. Ainda em junho, está prevista a inauguração do primeiro ponto de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Pindamonhangaba deverá aprovar em breve a implantação do programa municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais que tem como objetivo disciplinar a atuação do poder público municipal em relação aos serviços ambientais, de forma a promover o desenvolvimento sustentável e aumentar a provisão desses serviços em todo município.

“São ações que temos conversado com o prefeito Dr. Isael ao longo dos últimos anos e que iremos atuar com mais intensidade para tornar Pindamonhangaba uma cidade referência em sustentabilidade”, afirmou a secretária Maria Eduarda San Martin.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues, o município tem boas notícias para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Nossa gestão está colhendo bons frutos no quesito ambiental e queremos avançar ainda mais pois temos a obrigação como gestor em deixar um legado melhor do que recebemos para nossas futuras gerações”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente teve início em 5 de junho de 1972, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) realizava um dos eventos mais importantes sobre meio ambiente em Estocolmo, na Suécia, onde uma conferência discutiu o futuro ecológico do planeta e instituiu a data.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)