Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba investiga mortandade de peixes no Lago Azul

Prefeitura de Pindamonhangaba investiga mortandade de peixes no Lago Azul

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba esteve na última semana, acompanhada por técnicos da Sabesp, averiguando as denúncias recebidas sobre mortandade de peixes no Lago do Loteamento Parque Lago Azul.

Durante todo o perímetro do lago foram realizadas vistorias a fim de identificar as causas prováveis e foi verificado pouquíssimos peixes mortos no momento da vistoria. A Sabesp inspecionou sua rede coletora no entorno visando encontrar rompimento na rede, porém nada foi observado .

Publicidade

“Nossa equipe irá continuar com a investigação durante os próximos dias para descobrir as causas prováveis e solucionar o caso”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.

A Prefeitura tem exercido a sua fiscalização e autuação essencialmente por meio de denúncias seja via Protocolo Eletrônico 1Doc, via aplicativo E-ouve ou por telefone, recebendo relatos de forma anônima ou não. Todo caso recebido recebe a averiguação de guardas ambientais que apuram os fatos in loco e registram a ocorrência.

“Havendo de fato infração faz-se a qualificação do infrator e segue para sanções cabíveis, em alguns casos, em sua maioria, são encaminhados para sanções administrativas estaduais”, afirmou Maria Eduarda.

Segundo ela, a população tem contribuído bastante, demonstrando estar cada vez mais atenta às ações lesivas ao meio ambiente. “Não raro as ocorrências chegam até o nosso conhecimento com detalhes importantes que permitem verificar com mais clareza o fato denunciado. A população tem sido nossa grande aliada”, ressaltou a secretária.