A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou a revisão do Plano Diretor de Turismo. A primeira reunião foi realizada na quarta-feira (12), nas dependências da Pousada Sagrados Corações, com a participação da presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Kelly Faria, do diretor de Turismo, Fábio Vieira, do secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores e do secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
“A gente fica muito feliz com a revisão do Plano Diretor e com a parceria que a Secretaria de Cultura e Turismo tem com o Comtur, atualmente. As coisas estão fluindo, acontecendo, e estão nos ouvindo. A gente quer que o plano seja feito da melhor maneira possível e colocado em prática, porque algumas coisas do plano anterior ficaram pendentes. Vamos ficar em cima para que este plano seja colocado em prática”, garantiu a presidente do Comtur, Kelly Faria.
“Agradeço o seu Ademir por ter cedido o espaço da Pousada Sagrados Corações e a todos os presentes. A gente tem realmente que colocar em prática o que vem sendo falado e vamos trabalhar para isso. Nossa intenção é que Pindamonhangaba seja a capital do turismo no Vale do Paraíba”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.
“Essas parcerias são muito importantes, principalmente com o Comtur. Neste ano, temos um novo diretor de Turismo e um novo secretário adjunto, e estamos tentando dar uma nova cara para o Turismo apesar da pandemia. Uma das ações dentre as várias que estão acontecendo é a revisão do Plano Diretor de Turismo. Sei que quando você faz um planejamento a longo prazo é mais difícil, mas de qualquer maneira, acredito que essa revisão deva ser realista principalmente no diagnóstico e dentro das propostas previstas. Bom trabalho a todos”, declarou o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Alcemir Palma.
Seis meses de trabalho – A revisão do PDT (Plano Diretor de Turismo) é prevista na Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015 (Estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico e dá providências correlatas), Seção II, artigo 6º.
Os trabalhos serão conduzidos pelo professor Mestre Anderson Solcia e consultor Alex Cardoso, da empresa Phocus Educação Corporativa, que iniciaram ouvindo as expectativas das pessoas presentes. Em linhas gerais, os participantes pretendem fazer um Plano condizente com a realidade, acessível e que possa sair do papel, com prazos exequíveis, além de transformar o documento em ações que possam sensibilizar empresários e munícipes sobre o potencial turístico de Pindamonhangaba.
Além de ouvir as expectativas, os presentes – integrantes do poder público, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), trade turístico e instituições afins – também falaram em que poderão contribuir para a revisão do PDT. Serão seis meses de trabalho com encontros semanais, remotos ou presenciais, dependendo do Plano São Paulo, dividido em grupos temáticos e com a possibilidade de visitas técnicas aos locais e serviços turísticos que integrarão o inventário turístico da cidade.
As etapas de realização dos trabalhos serão: 1 – Estudos Preliminares / Apresentação / Metodologia; 2 – Inventário Turístico / Diagnóstico; 3 – Prognóstico / Análise e Propostas; e 4 – Compilação e Entrega do Plano Diretor de Turismo Revisional.
Ao final, previsto para 17 de novembro, o Plano será enviado à Câmara dos Vereadores. Entre outros benefícios, o PDT vai colaborar para que Pindamonhangaba concorra a ser um MIT – Município de Interesse Turístico, título há anos pleiteado pela cidade, e que trará recursos anuais do governo estadual para investimentos na infraestrutura turística, ampliando e fomentando o desenvolvimento econômico.
Empreendimentos podem integrar inventário turístico – Os empreendimentos turísticos que quiserem integrar o inventário turístico do novo Plano Diretor de Turismo devem entrar em contato com o Departamento de Turismo para agenda de visita técnica de avaliação. Os contatos são: 3643-1761 e turismo@pindamonhangaba.sp.gov.br.