Início Variedades O que todo estudante precisa saber sobre lockdowns no Brasil

O que todo estudante precisa saber sobre lockdowns no Brasil

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

No momento difícil que passamos, há um assunto bastante controverso que se tornou um debate acalorado entre desde pessoas comuns e políticos do alto escalão. Estamos falando dos lockdowns, uma medida que visa acabar ou pelo menos reduzir o avanço da pandemia. Algumas pessoas acreditam que é uma medida necessária custe o que custar. 

Algumas pessoas acreditam que uma medida importante, mas que não é viável no Brasil pois a população não tem condições de manter o comércio fechado por muito tempo. Outras pessoas vão ainda mais longe e acreditam que se trata de uma guerra política e o desejo de salvar vidas é secundário.

Separamos aqui material o bastante para qualquer estudante chegar em uma redação pronta sobre o assunto sem abrir margem para teorias da conspiração e outras coisas sem sentido. Neste artigo você vai conferir:

•          Como um lockdown de verdade é para ser

•          Dois pontos importantes na constituição que podem ser usados para rebater ou apoiar o lockdown

•          Porque algumas cidades tentam e falham em implantar o lockdown

Como um lockdown de verdade se parece

A cidade de Araraquara, há algumas centenas de quilômetros da capital paulista, foi uma das primeiras cidades a declarar o colapso do sistema de saúde. O colapso é quando há pacientes, mas não há leitos. Isto é, não há lugar para atender as pessoas. Para superar a crise sanitária, a cidade suspendeu todas as atividades que não tinham relação com a saúde, o que inclui o transporte público. Até os supermercados não poderiam abrir as portas, apenas fazer entregas. Os resultados foram aparecendo aos poucos, de 180 a 200 novos infectados por dia, a cidade foi para 60 a 85.

Alguns profissionais da saúde na cidade chamaram a iniciativa de: lockdown de verdade. Mas na realidade, não há lockdown de verdade. Ou é um lockdown ou não é.

A constituição prevê duas coisas importantes: Direito de ir e vir e garantia à vida

Algumas figuras importantes, o que inclui o Presidente Jair Bolsonaro, são contra o lockdown. A crítica parte da ideia de que o lockdown é uma violação do direito de ir e vir presente na constituição. É verdade que o cidadão brasileiro tem este direito, mas também está na constituição o direito à vida. Trata-se de uma garantia que torna a proteção à vida um direito inviolável, o que justificaria o lockdown como uma medida constitucional. O Supremo Tribunal Federal já deixou claro que está do lado dos lockdowns no Brasil.

A realidade brasileira prejudica a aplicação do verdadeiro lockdown

O problema de tentar fazer nas grandes cidades do Brasil, o que foi feito em Araraquara, é que parte da população não teria condições de sobreviver. O auxilio emergencial não é o bastante para garantir a sobrevivência de famílias em situações de extrema pobreza. Diante disso, Governadores e Prefeitos estabelecem versões picotadas do lockdown. Restringem o comércio, mas permitem o transporte público e etc. Inclusive, em cidades como Salvador, é possível observar superlotação do transporte público com frequência.

Podemos concluir que muitas cidades brasileiras não fazem o chamado lockdown de verdade.

Considerações finais

Não estamos aqui para apresentar uma solução para o problema que o Brasil enfrenta. Mas através dos fatos, é possível ter um melhor entendimento do que realmente está acontecendo. Um estudante, certamente, será cobrado no futuro por trabalhos sobre o momento que estamos passando, nada mais justo do que usar fatos e exemplos práticos para construir qualquer atividade acadêmica sobre o tema.

Links importantes

LinksDescrição
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/bbc/2021/03/11/interna_internacional,1245548/covid-19-e-lockdown-de-verdade-cidade-brasileira-viu-casos-desabarem.shtmlCaso de Araraquara
https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2021/05/06/ao-vivo-alexandre-garcia-ameaca-deixar-a-cnn-brasil.htmDireito à vida é mencionado em rede nacional
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/05/05/bolsonaro-decreto-restricoes.htmBolsonaro contra os lockdowns
Publicidade