Início Pindamonhangaba Covid-19: Estado altera grupos e exigências para vacinação. Veja como isso te...

Covid-19: Estado altera grupos e exigências para vacinação. Veja como isso te afeta

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Atenção à mudança de protocolo: ferroviários, puérperas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente recebem vacinas. Gestantes deixam de fazer parte do grupo prioritário

Os trabalhadores ferroviários e as puérperas com comorbidade são vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 nos seis postos tradicionais. No caso de ferroviários, eles devem ter 47 anos ou mais e levar documentos que comprovem o local e a função nas empresas. No caso de maquinistas, a vacinação está liberada aos maiores de 18 anos. O Estado alterou o protocolo para metroviários, que serão vacinados apenas na capital.

As puérperas com comorbidades devem possuir 18 anos ou mais e levar cartão de gestação, ou laudo médico, declaração de nascimento do bebê e comprovantes da condição de risco, como exames, laudos e declarações.

O Estado também removeu as gestantes com comorbidade do grupo prioritário.
As pessoas com deficiência permanente devem ter idade entre 55 e 59 anos e levar documentos que atestem a condição, além da inscrição no BPC (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social).

A vacinação ocorre das 8h30 às 13 horas no CIAF/Saúde da Mulher, e das 8h30 às 11h30, no Bosque da Princesa, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II, unidade de saúde Nova Esperança (Araretama) e Centro Dia do Idoso (Vila Rica).

Para pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos, inicia quarta-feira

As pessoas que possuem comorbidades e idade entre 55 e 59 anos serão vacinadas a partir do dia 12 de maio. Elas devem levar documentos e laudos médicos que atestem a comorbidade e o grau. A definição de quem está apto para receber a vacina é do Governo do Estado. A Prefeitura é responsável apenas pela aplicação das doses e definição de dias, horários e locais.

As comorbidades definidas pelo Governo são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Pessoas com Down, transplantados, em tratamento de diálise ou síndrome nefrótica são vacinados

As pessoas com 18 anos ou mais que possuem síndrome de Down, os transplantados, os pacientes que fazem hemodiálise ou que possuem síndrome nefrótica são vacinados nos seis locais de vacinação, de acordo com o horário da primeira dose.

As pessoas com Down devem levar atestado/declaração médica; os transplantados devem levar carteirinha de saúde que comprova o transplante; os que estão em tratamento de diálise ou que possuem síndrome nefrótica devem levar uma declaração do médico comprovando a comorbidade e o grau.

Primeira dose para 60 anos ou mais continua

Os idosos que possuem 60 anos ou mais vão continuar recebendo a primeira dose da vacina contra Covid-19 na quarta-feira (12).

A vacinação vai ocorrer das 8h30 às 13 horas no CIAF/Saúde da Mulher – acesso pela rua Dr. Laerte Machado Guimarães e das 8h30 às 11h30, no Bosque da Princesa, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II, unidade de saúde Nova Esperança (Araretama) e Centro Dia do Idoso (Vila Rica).

Segunda dose para idosos acontece à tarde

A segunda dose da vacina contra Covid-19 para idosos prossegue na segunda-feira (10) – conforme data anotada na carteirinha – no período da tarde, das 13h30 às 16 horas, nos seis locais de vacinação.

Segunda dose para profissionais de educação prossegue

A segunda dose da vacina contra Covid-19 para profissionais de educação prossegue conforme data na carteirinha – no período da tarde, das 13h30 às 16 horas, nos seis locais de vacinação.

Profissionais de saúde recebem segunda dose no shopping

Os profissionais de saúde estão recebendo a segunda dose somente no Shopping Pátio Pinda, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Motoristas e cobradores de ônibus do transporte público a partir do dia 18

A primeira dose para motoristas e cobradores de ônibus somente do transporte público será a partir do dia 18 de maio. A vacinação é exclusiva para este público e a decisão de quem será ou não vacinado nesta fase é do Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura é responsável apenas pela aplicação das doses, escolha dos locais e horários de vacinação, que serão os mesmos dos demais públicos.
As pessoas devem levar documentos que comprovem o local de trabalho e a profissão.

Documentação necessária para comprovação no ato da vacinação
Todos precisam levar um documento de identificação (RG ou CPF), comprovante de endereço e o termo de vacinação preenchido (disponibilizado no site da Prefeitura).
• Pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva) e transplantados em uso de imunossupressores precisam apresentar laudo médico referente ao tratamento/diagnóstico. Para os últimos, também é recomendável a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente.
Qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.
• A orientação vale tanto para as pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos quanto para as pessoas com Down, em hemodiálise e transplantados.
As grávidas neste momento estão com a vacinação suspensa. As puérperas, ou seja, as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, podem utilizar a declaração de nascimento da criança, além de documento médico referente à sua comorbidade.
• As pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
• Os trabalhadores da Educação devem se cadastrar no VacinaJá Educação. Um link é enviado ao e-mail indicado para validação e continuidade do cadastro. Após a conclusão, cada pessoa recebe um comprovante com QRCode para verificação de autenticidade, que deve ser apresentado no posto de vacinação juntamente com RG, CPF e comprovante de endereço. Caso a pessoa não localize o QRCode no e-mail, também é possível gerar o comprovante por meio do site, digitando o CPF e imprimindo o documento.

  • Os funcionários das empresas vinculadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos receberão um e-mail, enviado pela Prodesp, com um QRCode que servirá de comprovação para ser vacinado, junto com uma identidade funcional e documento pessoal.

Locais de Vacinação
CIAF/Saúde da Mulher, Bosque da Princesa, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II, unidade de saúde Nova Esperança (Araretama) e Centro Dia do Idoso (Vila Rica).

Publicidade