Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba vistoria obras de restauro em imóvel da Rede Ferroviária

Prefeitura de Pindamonhangaba vistoria obras de restauro em imóvel da Rede Ferroviária

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A Prefeitura de Pindamonhangaba visitou, nesta quarta-feira (6), as obras de restauro do imóvel da Rede Ferroviária Federal, localizado aos baixos do viaduto central. O restauro está sendo realizado sem custos para os cofres do município e as obras estão previstas para serem finalizadas no início do segundo semestre.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Participaram da vistoria a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Vieira Domingues; o secretário adjunto de Governo, Alexandre Pió; o arquiteto Milton Nishida; e a diretora executiva da FormArte, Rosana Delellis.

Publicidade

As obras vêm sendo realizadas pela empresa Araki e o trabalho coordenado pela FormArte, empresa especializada na realização de restauros de bem tombado e captação de recursos junto à iniciativa federal.

Todo projeto foi aprovado nos órgãos estadual e municipal e a FormArte, bem como aprovado no Ministério do Turismo (Secretaria de Cultura), para a busca de recursos junto à Lei Rouanet. O custo total da obra é de R$ 1,3 milhão, viabilizado através da participação das empresas MRS e Novelis.

Já foram contemplados a demolição de alvenarias que não pertenciam à construção original; a cobertura com os serviços de concretagem e estrutura do telhado, com instalação de calhas e condutores; recomposição de frisos, molduras e reboco e emboço das partes faltantes.

Atualmente, a obra encontra-se em fase de trabalho interno, sendo preparada para receber a pintura, colocação do forro em gesso e instalação elétrica e hidráulica.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Com o trabalho concluído, o imóvel terá toda sua originalidade preservada, resgatando assim um patrimônio histórico do município com cerca de 120 anos de história que, no passado, abrigou a residência oficial do Chefe da Estação Ferroviária. A casa, localizada na Praça Barão Homem de Melo, nº 28, ocupa uma área de 182m², com área construída de 125m².

“Trata-se de um importante projeto de restauro, que resgata os principais elementos arquitetônicos e históricos. Ao final da obra, com o prédio entregue, o município terá um espaço com condições de habitabilidade para a realização de diversas ações sociais e culturais”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
Projetos futuros

A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, discutiu ainda os novos esforços que o município fará para concretizar futuramente o restauro dos outros dois imóveis localizados nesta região: o Armazém e o Escritório da Estação, que fazem parte do Complexo Ferroviário tombado pelo Condephaat em 19 de dezembro de 2017. “Os prédios depredados poluem a paisagem urbana e promovem ações de vandalismo, prejudicando a segurança e o bem-estar da população. A iniciativa da gestão Dr. Isael em resgatar a memória, revitalizando os prédios históricos, nos motiva a fazer sempre o melhor e proporcionar à cidade espaços públicos de qualidade. Devemos ser criativos e responsáveis junto à gestão pública, otimizando o dinheiro público através de parcerias com a iniciativa privada e programas do governo federal e estadual de incentivo à cultura e ao turismo”, finalizou.