Início São José dos Campos Prefeitura renova frota e melhora operação do transporte em São José dos...

Prefeitura renova frota e melhora operação do transporte em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos continua melhorando o serviço de transporte público do município e, a partir desta segunda-feira (3), iniciar uma renovação na frota com veículos mais confortáveis, além de alterações nas operações de algumas linhas.

Os veículos que começarão a circular possuem entradas USB para o carregamento de celular, além de serem movidos a biodiesel, combustível renovável e biodegradável, ou seja, são menos poluentes.

Neste mês, haverá uma renovação de 30 veículos da frota, com uma entrada gradativa a partir desta segunda-feira (3). Os ônibus irão operar em linhas das empresas Expresso Maringá e Joseense Transporte, duas das três que formam o Consórcio 123, responsável pelo serviço no município.

Na joseense, as linhas que terão a troca no modelo de veículo serão: 103, 104, 108, 112, 116, 118, 124, 200, 211, 215, 232 e 246. Já na Maringá, a alteração será nas linhas 208, 210, 316, 322, 325, 342, 344, 345 e 349. Atualmente, estas linhas transportam em média 14.500 passageiros por dia.

Os veículos são do modelo Marcopolo Torino OF1519, com mais espaço interno para circulação e três portas, permitindo um maior conforto para os passageiros, principalmente no desembarque. Além disso, os dispensadores de álcool em gel foram reposicionados para facilitar o uso dos passageiros e agilizar o embarque nos pontos de parada.

A renovação da frota tem como objetivo melhorar as condições de manutenção, reduzindo custos e garantindo uma operação mais efetiva para os passageiros.

Outras melhorias

Também a partir desta segunda-feira (3), a linha 103 (Costinha), na região norte, terá o seu itinerário ampliado até as avenidas Dr. Adhemar de Barros e Francisco José Longo nos horários de pico da manhã e da tarde.

Já a partir do dia 10 deste mês, com o objetivo de otimizar o serviço à população, a empresa Maringá irá assumir as linhas 202 (Bom Retiro) e 242 (Majestic), ambos na região leste, que atualmente são operadas pela Joseense. As duas linhas transportam em média 5.900 passageiros por dia.

Desde o dia 19 de abril deste ano, a Prefeitura realizou uma melhoria no atendimento do transporte público do bairro Minas Gerais, na região norte. Desde então, a linha 123 (Jardim Minas Gerais / Jardim Augusta), que atendia o bairro, foi substituída pela linha 115 (Vila Dirce – Altos de Santana / Av. Eng. Francisco José Longo) em todas as suas partidas.

Com a mudança, os usuários da linha 123, que contavam com 12 partidas no sentido Centro e 11 no sentido bairro, passaram a ter 67 partidas em ambos os sentidos, com intervalos de 10 minutos entre as partidas nos horários de pico.

A mudança possibilitou que os usuários da linha se desloquem diretamente do bairro Minas Gerais para as avenidas Doutor Adhemar de Barros e Engenheiro Francisco José Longo, facilitando integrações com as principais linhas da cidade.

Publicidade