Em meio ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba prevê para 2021 transformações que irão trazer melhorias no atendimento aos usuários e aos servidores públicos da pasta.
Com o anúncio de mudanças na sede de equipamentos públicos, a população ganhará mais proximidade com a administração da saúde, avanço nos serviços de fisioterapia e implantação de uma nova unidade básica de saúde.
As melhorias serão possíveis com a decisão da locação de um novo imóvel localizado na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, ao lado do Supermercado Pão de Açúcar, com amplo estacionamento e melhor espaço para o atendimento público. O imóvel (antiga sede do Colégio Progressão) receberá a administração da Saúde, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Fisioterapia e CEREST.
Atualmente, a Vigilância e o CEREST funcionam num imóvel alugado, localizado à Rua Laerte Machado Guimarães, que deixará de ser locado.
“Tomamos essa decisão pois desde que a gestão Dr. Isael assumiu em 2017 sempre achamos que a administração da saúde se encontrava longe da população. A medida agilizará nossos processos e contato, e trará mais proximidade num local com melhor acessibilidade e condições para os nossos servidores públicos”, afirmou a secretária de Saúde, Valéria Santos.
Nova Fisioterapia e novo espaço para o Esporte
Outro benefício que a medida trará será o avanço no atendimento dos serviços de fisioterapia. Construída para ser sede administrativa da Secretaria de Esportes, a atual Unidade Municipal de Fisioterapia “Celina Leite de Abreu Cotait” será devolvida para as atividades da SEMELP.
Com a mudança para a nova sede, o atendimento será mais centralizado, terá melhor acesso e permitirá ao município implantar de fato um Centro de Especialidades em Reabilitação (CER), cuja habilitação já foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ampliando o atendimento para reabilitação física, auditiva e intelectual. “Isso será possível pois a nova unidade tem espaço para essa ampliação, que o atual prédio não tem. Além da piscina interna que é uma exigência para habilitação de um CER tipo III, marcando um grande avanço para a saúde do município”, afirmou Valéria.
Para o prefeito Isael Domingues, toda a população ganha com as novas mudanças. “Fizemos uma análise de custo x benefício. Toda logística da saúde será melhor trabalhada, facilitando o acesso da população. O Esporte terá mais qualidade no atendimento e terá seu espaço devolvido. A região do Alto Cardoso ganhará sua tão sonhada unidade desafogando o atendimento no Centro e os servidores da Vigilância e CEREST terão melhores condições de trabalho”.
A Prefeitura informou ainda que o novo prédio locado receberá intervenções que serão realizadas pelo proprietário e posteriormente pela administração municipal visando adaptações em salas e acessibilidade para o atendimento público.