Início Variedades Como limpar espelho: as melhores técnicas para aplicar em casa

Como limpar espelho: as melhores técnicas para aplicar em casa

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Pode parecer difícil, mas não tem mistério: se você não sabe como limpar espelho, chegou a hora de resolver esse problema de vez! Muitas pessoas têm medo de riscar, manchar e contribuir para deteriorar o material, mas, seguindo algumas dicas simples e práticas, você vai deixar os espelhos da sua casa brilhando e novinhos em folha.

Antes de aprender como limpar espelho, porém, é preciso que você analise como está a superfície do seu objeto. Se as marcas ou manchas encontradas são apenas superficiais, as dicas a seguir serão super úteis para sua limpeza. Porém, se o seu espelho apresenta marcas que parecem não sair, ele pode ter oxidado com o tempo.

A oxidação pode acontecer por alguma limpeza eventual que acabou aplicando alvejantes ou misturas químicas fortes. Portanto, lembre-se sempre: para manter seus espelhos brilhando e com aspecto de novo, utilize apenas produtos leves.

Passo a passo de como limpar espelho manchado

A tendência é uma só: você não sabe como tirar mancha de espelho, vê uma marquinha na superfície e já quer jogar cloro ou água sanitária e usar esponja de limpeza para remover, certo? Errado! Nunca use esses produtos e muito menos buchinhas abrasivas para limpá-lo — você vai acabar piorando a mancha e trazendo marcas que podem não sair.

Separamos algumas dicas e um passo a passo descomplicado para você tirar manchas dos espelhos da sua casa.

O que fazer antes de começar a limpeza?

  • Analise as manchas: Como dito antes, algumas manchas oxidadas não têm como ser removidas. Elas acontecem, geralmente, pelo excesso de produtos fortes espalhados na superfície ou pelo ambiente do espelho estar úmido sem circulação de ar, como em banheiros sem janela ou ventilação mecânica. Atente-se a isso!
  • Passe um pano seco: A aplicação do pano seco antes de qualquer produto é fundamental para remover as poeiras da superfície. Assim, você evita que o vidro acabe riscando quando aplicar algum produto.
  • Atente-se aos entornos do espelho: Bordas de madeira como mdf ou metal — os tipos mais comuns — devem ser limpas separadamente, pois são de diferentes materiais. Portanto, separe dois panos diferentes: um para limpar o espelho, outro para uma eventual moldura.

Começando a limpeza do espelho

  1. Dilua álcool. Uma proporção incrível para limpeza da superfície do espelho é de 200ml de álcool para 100ml de água. Misture e aplique no pano.
  1. Ajuste as proporções, se necessário. A proporção de álcool e água pode (e deve) ser ajustada dependendo do tamanho do seu espelho.
  1. Limpe o espelho com um pano. Se você usar um borrifador, vai espalhar a solução na moldura e, como citado antes, isso pode ocasionar manchas.
  1. Esfregue toda a superfície, inclusive nos cantinhos do espelho. Geralmente, esse lugar acumula sujeira e pequenas manchas que passam despercebidas.
  1. Com um pano seco, seque bem o espelho.

Pronto! O seu espelho já deve estar limpo. Evite limpá-lo com uma frequência excessiva: uma vez por semana já é mais que suficiente.

Quais produtos são indicados para limpar espelho?

Além de produtos específicos para limpeza de vidros e espelhos, você também pode optar pelo detergente neutro, diluído em água morna. O vinagre branco e bicarbonato de sódio, também diluídos em água, ajudam a limpar o espelho e renovar o brilho.

Não esqueça de secar o espelho após a limpeza. Ah, e vale reforçar: alvejantes são inimigos do espelho e ajudam a oxidar a superfície! Opte sempre por misturas diluídas em água, com produtos neutros e não abrasivos.

Gostou das dicas de como limpar espelho? Agora é partir para a ação e manter os espelhos de casa sempre brilhantes!

Publicidade