Início Pindamonhangaba Prefeito de Pindamonhangaba visita Porto Feliz e conhece o acolhimento precoce para...

Prefeito de Pindamonhangaba visita Porto Feliz e conhece o acolhimento precoce para pacientes covid

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, visitou, na última quinta-feira (15), o município de Porto Feliz (região de Sorocaba), conhecida pela implantação do acolhimento precoce para pacientes que apresentam primeiros sintomas gripais. Acompanhado da secretária de Saúde, Valéria Santos, Isael foi recebido pelo prefeito e também medico, Antônio Cássio Prado.

A intenção da Prefeitura de Pinda é conhecer presencialmente as experiências bem sucedidas no enfrentamento à pandemia do coronavírus. “Numa guerra como essa, pela preservação da vida, temos que usar todos o arsenal terapêutico possível. Como o assunto é muito novo, não temos nenhuma sumidade que domine tudo sobre a pandemia e por isso nossa função é conhecer todas as possibilidades e analisar os resultados”, afirmou Dr. Isael.

Em Porto Feliz, o prefeito de Pindamonhangaba conheceu toda a estrutura de saúde do município que conta uma população de mais de 50 mil habitantes e que tem apresentado queda no índice de letalidade de covid-19. O prefeito de Porto Feliz entregou ao prefeito de Pindamonhangaba o “Protocolo de Manejo da Hidroxicloroquina e Azitromicina em Pacientes sem Critérios Iniciais de Internação”, que tem utilizado junto aos pacientes da rede pública.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

“É o que se chama de medicina baseada em evidência. O ato médico tem grande responsabilidade ao prescrever um medicamento e ele assume responsabilidade civil no que faz, não tendo o paciente a obrigatoriedade de seguir”, afirmou Dr. Isael.

Segundo o prefeito de Pinda, infelizmente a questão foi politizada e a vida e a saúde que deveriam ser priorizados acabaram ficando em segunda plano nesta polarização. “Mesmo que a ciência não comprove, temos observado alguns resultados em municípios que estão seguindo essa linha e por isso estamos fazendo essa investigação pessoalmente”, afirmou Isael.

Kit de Medicamento
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba implantou, no ano passado, um tratamento inicial para os pacientes com primeiros sintomas gripais nos gripários do município, onde os pacientes já recebiam ivermectina, azitromicina e dipirona antes mesmo de sair o resultado do teste covid.

Pindamonhangaba vem enfrentando durante toda esta semana a lotação de seus leitos de UTI Covid. “Felizmente, temos uma estrutura que mesmo em nossa rede de emergência conseguimos garantir o suporte respiratório para nossos pacientes pois temos as quatro necessidades essenciais: respirador, oxigênio, tubo e os insumos de medicamento para sedação do paciente, até que saia a vaga UTI”, afirmou Valéria.

O prefeito ressaltou que a vacinação no município já vem surtindo efeitos pois as internações de pacientes hoje estão concentradas na faixa etária dos 60 anos. “Nossa UTI tem hoje mais pacientes com menos de 60 anos, demonstrando que os idosos já começam a apresentar uma cobertura vacinal”, finalizou Isael.

Publicidade