Início Pindamonhangaba Defesa Animal faz palestra educativa para estudantes de curso técnico no colégio...

Defesa Animal faz palestra educativa para estudantes de curso técnico no colégio Tableau em Pinda

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

A Defesa Animal de Pindamonhangaba fez uma palestra educativa para estudantes do curso técnico em veterinária do colégio Tableau, na última segunda-feira (12). Durante a instrução, os estudantes aprenderam sobre legislação, sobretudo as leis ambientais e a Lei Sansão (14.064/2020), que aumenta a pena de quem maltratar ou praticar abusos contra cães e gatos. Além disso, a Defesa Animal fez a descrição de casos específicos, contando a história desde a abordagem, acompanhamento até a conclusão do caso.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Criada em conjunto pela Defesa Civil e Cepatas no ano de 2020, a Defesa Animal de Pindamonhangaba já é referência na área. Cidades da região têm procurado a equipe de Pindamonhangaba, que é a única cidade do Vale do Paraíba que conta com uma veterinária atuando no crime de maus-tratos contra animais. Desde sua criação, a Defesa Animal já realizou mais de 140 atendimentos e soluções de casos de maus tratos em animais em Pindamonhangaba. Somente este ano já foram 34 ocorrências atendidas e resolvidas. A Defesa Animal atua em conjunto com o Cepatas fazendo toda a vistoria do local onde o animal adotado passará a viver, garantindo assim a qualidade de vida.

A veterinária Fernanda Mussi, que atua no Cepatas e na Defesa Animal, explica que o objetivo do órgão é a ampliação da consciência de bem estar do animal nas famílias. “Nosso foco é a educação familiar, melhorando as condições de vida no ambiente e, consequentemente, a relação do tutor com seu animal. Na palestra, mostramos que estamos atingindo nosso objetivo de conscientização, mas que em casos de flagrante e má conduta do denunciado durante o acompanhamento, pode acontecer um boletim de ocorrência, pois os maus-tratos a cachorro e gato não são considerados mais um crime de menor potencial ofensivo, graças a nova Lei Sansão”, aponta a veterinária.

A Defesa Animal atua da seguinte maneira: as denúncias são recebidas por e-mail e as equipes da Defesa Civil e Abrigo Municipal vão até o local, registram a ocorrência, para orientar e oferecer mais qualidade de vida aos animais. As ocorrências são monitoradas até que as melhorias sejam realizadas, através da orientação técnica e assistência. O caso é protocolado e é realizada a vistoria no local e, a partir daí, o animalzinho recebe toda atenção para que suas condições sejam adequadas a uma vida digna. Denuncie: abrigodeanimais@pindamonhangaba.sp.gov.br

Publicidade