Início Taubaté Prefeitura de Taubaté contrata empresa para capacitar GCM para porte de arma...

Prefeitura de Taubaté contrata empresa para capacitar GCM para porte de arma de fogo

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Segurança Pública, informou que abriu pregão eletrônico para a contratação de empresa especializada em prestação de serviço de capacitação de guardas civis municipais para porte de arma de fogo.

As propostas podem ser entregues até o dia 15 de abril. Lembrando que a Guarda Civil Municipal de Taubaté passou a ser armada em junho de 2020 e que o porte de arma confere mais segurança ao agente e a população. Em 10 meses, a arma de fogo foi empregada em apenas uma única ocorrência de roubo. Delito este impedido pela GCM.

O edital 59/21, disponível no site da Prefeitura, prevê atender os guardas que ainda não passaram pelo curso de formação e tem validade de 12 meses. O objetivo é que 150 agentes passem pela capacitação para o porte de armas e 200 pelo teste psicológico.

Atualmente, o efetivo da guarda é composto por 237 homens e mulheres e destes 109 já estão capacitados para o porte de armas, de acordo com a Instrução Normativa da Polícia Federal. No teste de aptidão psicológica 118 agentes foram aprovados. É necessário que a avaliação psicológica seja revista a cada 2 anos.

Publicidade