Início Pindamonhangaba Com câmeras simultâneas, espetáculo “Medeia em Faces” estreia apresentações online nesta semana

Com câmeras simultâneas, espetáculo “Medeia em Faces” estreia apresentações online nesta semana

Foto: Raquel Marques/divulgação
Publicidade

Interpretada pela Cia de Teatro Variante, a peça será transmitida ao vivo pela plataforma Sympla Streaming e vai contar com quatro câmeras de captação de cenas e microfonação individual, levando o público para dentro do espetáculo; ingressos gratuitos estão disponíveis

Com mais de 500 ingressos gratuitos já reservados, o espetáculo “Medeia em Faces” entra em uma maratona de apresentações nesta semana, estendendo-se ao longo de abril com ingressos ainda disponíveis. Durante os próximos fins de semana, serão seis datas com transmissões ao vivo por meio da plataforma Sympla Streaming, em função do cenário de pandemia. O público já pode acessar a plataforma e fazer a reserva do seu ingresso, que é totalmente gratuito: https://www.sympla.com.br/produtor/ciadeteatrovariante.

Retomado dentro do edital do PROAC Expresso (Estadual), por meio da Lei Aldir Blanc, o espetáculo é uma adaptação livre da tragédia grega de Eurípides (431 a.C.). Para garantir uma experiência diferenciada ao público que irá assistir à distância, a peça será interpretada ao vivo por quatro atores e atrizes do elenco da Cia de Teatro Variante, do Instituto IA3.ORG, de Pindamonhangaba (SP), com câmeras que irão garantir a proximidade com cada uma das cenas. “Serão 4 câmeras com tomadas e ângulos diferentes, algumas delas entrando nas cenas, participando do espetáculo”, explica Wesley Peterson da Silva, da direção de “Medeia em Faces”. “Os atores e atrizes terão microfones individuais, o que possibilitará que o público possa ouvir de forma clara, já que o áudio da trilha e microfones irão diretamente para quem estiver assistindo, separadamente do áudio interno da apresentação.”

Wesley destaca que a opção por uma transmissão mais interativa é um desafio a ser executado, mas representa uma grande novidade. “Decidimos ousar um pouco e fazer uma encenação com várias tomadas de imagem, captação de áudio separada, e uma estrutura de iluminação para teatro e multimídia com projeções e interações com público”, explica. Atores e atrizes irão utilizar máscaras especiais de proteção individual durante a peça. A encenação será a partir da Estação Ferroviária Central do Brasil, localizada na região central de Pindamonhangaba (SP) – o prédio é tombado como patrimônio histórico pelo Governo Federal e está em concessão formal ao IA3.ORG.

Após a primeira montagem do texto – que é uma adaptação livre da tragédia grega de Eurípides (431 a.C.) –, conduzida pelo dramaturgo Alberto Marcondes Santiago, em 2012, o projeto foi retomado no ano de 2018, já apoiado pelo Instituto IA3.ORG dentro do projeto Atores Sociais, chegando agora a sua terceira fase de apresentações. A peça já conquistou diversas premiações, como no Festival Estudantil de Mogi das Cruzes e no Festival de Teatro de Itapevi.

Foto: Raquel Marques/divulgação

Sinopse do espetáculo

“Medeia em Faces” traz de forma íntima o mito, até hoje recorrente em nossa sociedade, que desafia o tempo ao aproximar a mulher grega da mulher contemporânea provocando o paradoxo da razão versos emoção no público, ao julgar essa amante que oscila entre o mito e o humano. Ela é a bruxa, a mãe e a dona de casa, um ser passional que usa todo o seu conhecimento para dar à Jasão, seu marido, o poder desejado e, em retribuição, é traída por ele. Sem família, sem rumo, ultrajada vai às últimas consequências, do amor incondicional à ira irreversível, ao assassinato dos seus filhos que ela tanto ama.

INFORMAÇÕES:

Gênero: Tragédia
Classificação: 16 anos.
Duração da Peça: 60 minutos.
Duração da Discussão: Até 30 minutos
Datas: 10 e 11; 17 e 18; 24 e 25 de abril de 2021.
Horários: Sábados e Domingo às 20h.
Todas as apresentações são gratuitas e online

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Alberto Santiago
Direção de Produção: Alberto Santiago
Direção Artística: Wesley Silva
Figurino: Marlene Santiago
Sonoplastia: Natália Mendrot
Operador de Som: Anderson da Silva
Iluminação: Alberto Santiago
Operador de Luz: Anderson da Silva
Maquiagem: Ellen Prado
Orientador Sócio Educativo: Fábio Mendes
Preparador Vocal: Wilson Maximiano
Preparação de Corpo: Alessandra Rodrigues
Criação da Personagem: Alberto Santiago
Contextualização Histórica e Simbólica: Fábio Mendes
Imagens: André Nascimento
Edição de Imagens: Nando Brook
Serviços de sonorização e iluminação: Osnei de Oliveira/Live Art

Equipe Divulgação

Publicidade: Macost
Fotografia: Raquel Marques
Assessoria de Imprensa: Communicare
Conteúdo Digital: Communicare; Macost; Sorella Studio

Sobre o projeto Medéia em Faces
Baseado em “Medeia”, tragédia grega de Eurípides (431 a.C.), e em livre adaptação do dramaturgo Alberto Santiago, o projeto “Medeia em Faces” nasceu em 2012, do sonho do ator pindamonhangabense Mauro Morais. Desde 2018 apoiado pelo Instituto IA3.ORG, por meio do Projeto Atores Sociais, a iniciativa tem como proposta contribuir para a formação cultural universal de alunos do ensino médio, educadores e público em geral, enfatizando a associação do mito à realidade atual nas relações familiares, despertando a visão humana à figura idealizada da mulher, mãe. Nos últimos anos, o projeto conquistou diversos prêmios, como no 6º Festemec (Mogi das Cruzes) e no 2º Festita (Itapeva) – ambos no estado de São Paulo.

Sobre o projeto Atores Sociais
Amparado nas diversas ferramentas de desenvolvimento, interpretação cênica e exercícios de dramaturgia, o projeto Atores Sociais visa ao protagonismo de crianças e adolescentes e ao fomento à cidadania. Em mais de 5 anos de projeto, foram atendidas cerca de 500 crianças e jovens residentes nos bairros do Araretama, Jardim Regina, Piracuama, Feital e bairros circunvizinhos. Neste período foram mais de 60 apresentações ao público.

Sobre o IA3
O IA3.ORG – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem – foi constituído em 15 de maio de 2008, caracterizando-se como uma associação sem fins lucrativos de iniciativa privada com independência administrativa e financeira. Com sede no bairro Feital, em Pindamonhangaba (SP), o IA3.ORG tem como missão contribuir para a formação integral de adolescentes através de atividades educacionais, culturais, esportivas e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Em seus 12 anos de atuação no município, são cerca de 4 mil atendidos por meio de múltiplos projetos mantidos pela instituição, como projetos dos Programas Educação para o Trabalho, Incentivo à Cultura e Socialização e Educação e Conscientização Ambiental.

Publicidade