Início Polícia PRF registra redução de mortes e aumento de infrações durante Operação Semana...

PRF registra redução de mortes e aumento de infrações durante Operação Semana Santa

Publicidade

As ações de prevenção à violência no trânsito e garantia da mobilidade nas BRs em todo o país foram realizadas de 01 a 04 de abril

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, neste domingo (04), a Operação Semana Santa 2021. As ações de prevenção à violência no trânsito e garantia da mobilidade nas rodovias federais em todo o Brasil se iniciaram na última quinta (1º). Apesar da elevação do fluxo de veículos, a comparação com o mesmo feriado de 2020 (período de 09 a 12 de abril) aponta uma queda de 9% no número de mortes em acidentes.

Durante a operação, a PRF registrou 647 acidentes, número 25% superior aos do ano passado. Apesar do aumento de acidentes, houve uma queda na gravidade: 42 pessoas perderam a vida em acidentes este ano, em 2020 foram 46 mortes; outras 770 ficaram feridas frente a 564 feridos no último ano.

Mais de 100 mil veículos e pessoas foram abordados. A intensificação das ações possibilitou que os PRFs flagrassem mais motoristas desrespeitando as leis de trânsito. O destaque negativo vai para as ultrapassagens indevidas: foram 4.862 autuações pela realização dessa monobra responsável por boa parte das colisões que resultam em mortes. O número é 178% superior ao registrado no ano passado.

Também subiu o número de motoristas que usavam celular enquanto dirigiam. Foram 293 flagras, o que representa um aumento de 174%. Muitas pessoas, motoristas e passageiros, também deixaram de usar o cinto de segurança durante a viagem; foram registrados 3.612 casos, 127% a mais se comparado com 2020.

A PRF também registrou um acréscimo de 75% nas autuações de alcoolemia. No total, 323 motoristas estavam sob efeito de álcool quando foram abordados. A única redução no ranking das infrações foi com relação ao uso do capacete, que caiu 22% em comparação ao ano passado. Estavam sem o capacete 892 ocupantes de motocicletas.

Combate ao crime – Em paralelo às ações de fiscalização viária, o trabalho de enfrentamento à criminalidade também esteve em foco durante a Operação Semana Santa. De 01 a 04 de abril, a PRF tirou de circulação mais de 1,1 tonelada de maconha e cerca de 310 quilos de cocaína. Mais de 32 mil maços de cigarros contrabandeados também foram apreendidos.

Além disso, 84 veículos foram recuperados. Durante as abordagens, os policiais apreenderam ainda cerca de R$ 31 mil em espécie, cuja procedência não foi declarada. Também foram tiradas de circulação 22 armas de fogo transportadas ilegalmente.  O prejuízo dado às organizações criminosas é estimado em mais de R$ 18 milhões.

Publicidade