Início São José dos Campos Escolas de São José dos Campos distribuem mais de 2,9 milhões de...

Escolas de São José dos Campos distribuem mais de 2,9 milhões de refeições na pandemia

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Mais de 430 profissionais, entre nutricionistas, cozinheiras e equipe técnica, se empenham e temperam com dedicação e carinho mais de 19 mil refeições que alimentam diariamente os alunos das escolas municipais em São José dos Campos. As famílias que optam pelas atividades não presenciais podem retirar a marmita nas escolas durante o horário de almoço.

Entre as 11h e as 13h, o cheirinho de comida toma conta dos refeitórios e as equipes da Merenda Escolar começam a distribuição. O trabalho começa antes, bem cedo, com o preparo dos alimentos e a organização em marmitas. Além da refeição, os alunos recebem suco e fruta. Desde o início da pandemia já foram distribuídas mais de 2,907 milhões de refeições.

Nesta segunda-feira (5), Luís Moraes, chegou na Emef. Mariana Teixeira Cornélio, na Vila Dirce, acompanhado dos dois filhos pequenos para receber o prato do dia: arroz, feijão, legumes cozidos (abóbora e chuchu), almôndegas, suco de laranja e uma fatia de melancia de sobremesa.

“A merenda ajuda bastante durante este período, ainda mais como a ‘mistura’ do almoço, principal refeição do dia. A comida é boa, bem nutritiva e temperada”, diz. A pequena Sophia, 6 anos, aluna do 1º ano, concorda com o pai e completa “é tudo uma delícia!”.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Saúde

A distribuição das refeições busca auxiliar as famílias de estudantes da rede de ensino municipal, principalmente as que mais precisam, e contribui também como um reforço para o sistema imunológico dos alunos.

O cardápio, elaborado por equipe de nutricionistas, conta com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. A variedade de alimentos é levada em conta na hora do preparo, conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar e respeitando as necessidades de cada faixa etária, com refeição ou sopa, no caso dos bebês.

Segundo a nutricionista Jéssica Val de Souza, que trabalha há cerca de dois anos na equipe, “a alimentação escolar não engloba somente o ato de comer, mas também a descoberta de novos sabores e criação de novos hábitos de suma importância para o crescimento e desenvolvimento do aluno”.

A profissional destaca ainda que o fornecimento de alimentação escolar no período da pandemia auxilia a manutenção de uma alimentação saudável e variada, que contribui para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes. 

Sabor

A dona de casa Grazielle de Alcântara Ferreira é mãe de duas alunas, Jenifer, 14 anos, e Milena, 10 anos, e retira as marmitas desde o ano passado. “Venho todos os dias retirar e levo para casa. Ajuda no almoço, elas gostam e comem tudinho. O suco e a fruta elas adoram também, dá gosto de ver”, afirma.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Para Maria Sônia Silva de Oliveira, as refeições do filho, Erick de Oliveira, 6 anos, também recebem um reforço importante com a comida da escola. “Nesta época da pandemia essa alimentação ajuda a gente, meu filho já está acostumado com a merenda, venho buscar sempre e agradeço. A comida está aprovada, é saborosa e saudável”, diz Sônia.

“Eu gosto da comida, é muito boa, eu como tudo”, conta o aluno do 1º ano, Erick.

Curiosidades

– Desde de março de 2020 até hoje já foram servidas mais de 2,907 milhões de refeições aos alunos da rede municipal.

–  A Rede de Ensino Municipal conta com cerca de 70 mil alunos distribuídos em 160 escolas da educação infantil e ensino fundamental.

– A equipe de Merenda Escolar conta com cerca de 380 cozinheiras, 17 nutricionistas e mais 40 funcionários trabalhando no preparo de cardápios e alimentos, compra de insumos, distribuição, entre outros cuidados para toda a rede. 

– Alunos que não frequentam as aulas presenciais podem retirar as refeições em suas escolas.

– Todos os cardápios estão de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Publicidade