Início Pindamonhangaba Secretaria de Cultura e Turismo de Pinda promove vídeo oficinas ligadas a...

Secretaria de Cultura e Turismo de Pinda promove vídeo oficinas ligadas a cultura popular

Publicidade

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba está promovendo três oficinas onlines de instrumentos percussivos e adereços relacionados à cultura popular caipira. As vídeo oficinas J.E.C.A (Jovens Estandartes da Cultura e Arte) é um projeto aprovado no Edital Linguagens Artísticas 2019/ FMAPC da Prefeitura Municipal.

A primeira oficina acontecerá no dia 5 de abril com o tema “Como fazer um Bonecão”, na qual o mestre Batata ensinará a construir bonecos gigantes de carnaval, conhecidos no Vale do Paraíba como Pereirões.

A segunda oficina também será com o mestre Batata, com o tema “Batuque de Lata”. A partir de materiais reutilizados, o Batata ensinará a fazer instrumentos percussivos infantis e o mestre João Victor Fumaça vai ajudar as crianças a formar a banda para tocar os instrumentos. A oficina será dia 7 de abril.

A terceira oficina vai acontecer no dia 9 de abril com o tema “Aprenda Percussão”, na qual o mestre Fumaça vai ensinar, em 8 vídeos, toques básicos de uma bateria. Todas as oficinas são gratuitas.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Alcemir Palma, as oficinas são importantes para as novas gerações terem contato com a cultura popular, além de ser um incentivo para permanecerem em casa. “Serão oficinas animadas e divertidas, onde as pessoas, principalmente as crianças, poderão conhecer um pouco sobre ritmos e adereços da cultura popular”, finaliza o secretário.

Vídeo oficinas de Bonecão no link abaixo:
https://youtube.com/playlist?list=PL46d9WrLBcXSxEF4Wy3oWbN0U0A6gft31

Vídeo oficinas de Batuque de lata no link abaixo:
https://youtube.com/playlist?list=PL46d9WrLBcXRqmU0ZB3bgYWYKHfI_wecO

Vídeo oficinas de Batuque de lata no link abaixo:
https://youtube.com/playlist?list=PL46d9WrLBcXQD1Jmz6Mt42lREu1tWPKzP

Publicidade