Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos encerra período de testes e exposição...

Prefeitura de São José dos Campos encerra período de testes e exposição do VLP

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, encerrou na noite deste domingo (28) uma série de testes e a exposição do VLP (Veículo Leve sobre Pneus) para a população.

O veículo ficou na cidade por 23 dias e seguiu para Campinas na última segunda-feira (29), para a unidade da BYD, fabricante dos VLP’s de São José dos Campos.

A passagem do VLP na cidade chamou a atenção das pessoas que estavam nas ruas no momento dos testes e também daquelas que estiveram em um dos três pontos de exposição para visitação, na Praça da Igreja Matriz, no Centro, e nos estacionamentos do Shopping Jardim Oriente e Vale Sul Shopping, na região sul.

Apenas nos dias em que ficou nos estabelecimentos comerciais, o VLP recebeu a visita de mais de 4.700 pessoas. A maioria demonstrou entusiasmo para o início de operação e surpresa com a qualidade do veículo.

Algumas características que mais chamaram a atenção do público foram os acabamentos da parte interna, a não emissão de poluentes, já que eles são 100% elétricos, as tomadas USB em todos os bancos para carregamento de celular e o sistema BioSafe, exigido pela Prefeitura.

No sistema, toda a superfície do VLP recebe aditivos antimicrobianos e o ar condicionado se renova a cada três minutos com desinfecção via UV (Ultra Violeta), garantindo maior segurança para a saúde dos passageiros.

Aprovação

O joseense Daniel Valentin de Matos, de 71 anos, ficou empolgado ao ver o veículo. “Ele é ótimo, gostei muito, lindo por fora e por dentro. Já trabalhei em seis empresas de ônibus, em São Paulo, aqui em São José, no Rio de Janeiro e nunca tinha visto um ônibus igual a esse”, disse o aposentado, que mora no Centro.

A moradora do Residencial União, na região Sul, Josefina Peres de Oliveira, de 57 anos, foi uma das pessoas que visitou o veículo e carregou o celular dela pela entrada USB. “Vim conhecer aqui e achei demais, é muito mais do que eu imaginava. É um sonho do joseense”, afirmou.

O VLP também chamou a atenção do morador do Jardim Bela Vista, no Centro, Morgan Hemerick, de 48 anos. “É muito bacana e mostra como a nossa cidade está evoluindo e passando essa fase de combustível fóssil para o 100% elétrico para os ônibus”, disse.

Linha Verde

Ao todo, a Prefeitura de São José dos Campos comprou 12 VLP’s e eles irão circular exclusivamente pela Linha Verde, um corredor sustentável que vai interligar as regiões sul e leste –as mais populosas da cidade– bem como a região central, tornando o município mais dinâmico, compacto e inclusivo.

Os veículos possuem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.

Publicidade